Unhas

Manter as cutículas hidratadas ajuda na saúde das unhas

Por Redação Doutíssima 11/11/2015

Você já parou para pensar sobre a importância de manter cutículas hidratadas? Normalmente, o foco das preocupações femininas é garantir uma manicure impecável. Assim, a pele das unhas acaba não sendo valorizada e, geralmente, é retirada na hora de pintar. Mas essa não é necessariamente a melhor opção.

Por que manter cutículas hidratadas?

Roberta Vieira, diretora da marca de esmaltes Cuccio Brasil, explica que cerca de 20% da unha é coberta por uma pele fina e esbranquiçada, chamada de eponíquio. “Parte dela nós não vemos, pois fica sob a pele do dedo. Essa camada de pele serve para proteger a saúde da própria unha”, explica.

cutículas hidratadas istock getty images doutíssima

As cutículas servem para proteger a saúde das próprias unhas e merecem cuidados. Foto: iStock, Getty Images

“O que ocorre é que, nas extremidades da unha, também é liberada uma camada de pele morta, chamada de cutícula, justamente para servir como obstáculo para a entrada de impurezas. É um processo semelhante ao que acontece em outras partes do nosso corpo: nos olhos, os cílios têm essa função, no nariz são os pelos”, diz Roberta.

Segundo a especialista, portanto, a função da cutícula é  ajudar a manter a beleza da unha. “A falta dela é que pode prejudicar. Infelizmente, a nossa cultura entende o contrário. Ao invés de cuidar das cutículas, nos a cortamos”, salienta. Para ela, esse assunto pode ser mais sério do que aparenta e precisa começar a ser discutido.

cutículas hidratadas infográfico doutíssima 

Dicas para tratar as cutículas

Se você quiser manter suas unhas com aspecto saudável, uma boa dica é começar a investir mais no tratamento das cutículas. “O correto é esfoliar a unha para remover apenas o excesso de pele morta que fica na superfície e depois aplicar um bom hidratante”, recomenda Roberta.

Também há produtos específicos para cutículas que podem deixá-las menos espessas e mais hidratadas. “O ideal é usar pelo menos uma vez por dia”, sugere a especialista. Esses cuidados, segundo ela, são muito importantes e simples de manter. É só inserir a prática de manter cutículas hidratadas no dia a dia.

Mas não basta apenas manter cuidados diretos com a cutícula. Hábitos de vida saudáveis também têm influência sobre esse cenário. “As unhas e as cutículas são espelhos do nosso organismo. Por isso, manter uma boa alimentação e uma dieta saudável fazem toda a diferença no aspecto das mãos”, lembra Roberta.

A diretora acredita, também, que é importante espalhar uma mensagem de conscientização sobre a importância das cutículas para a manutenção da beleza das unhas. “Penso que seria importante uma campanha nacional para ensinar as mulheres brasileiras sobre a importância do tema”, destaca.

 

Por isso, lembre-se: cuidar das cutículas é tão importante quanto cuidar das unhas. Basta criar o mesmo hábito de hidratação que você mantém na pele e nos cabelos, mas direcionado às mãos. Você vai sentir a diferença.

Gostou das dicas? Quais são os cuidados que você mantém com as unhas? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!