Vitaminas

Conheça os nutrientes e os benefícios do ovo de codorna

Por Redação Doutíssima 25/11/2015

O ovo de codorna é quatro vezes mais nutritivo que o de galinha e é indicado, inclusive, para tratar doenças. Colocar esse alimento na rotina pode trazer benefícios para sua saúde. 

Benefícios do ovo de codorna para a saúde

Rico em vitaminas e minerais, o ovo de codorna possui vitaminas do complexo B, A, D e ferro em sua composição. Ainda possui poderosos antioxidantes que ajudam no controle do envelhecimento.

ovo de codorna istock getty images doutíssima

Ovo de codorna é capaz de aumentar a resistência do corpo humano contra alergias. Foto: iStock, Getty Images

As vitaminas do complexo B presentes em sua composição, atuam no fortalecimento do sistema nervoso, equilibrando as funções cerebrais e aumentando até mesmo a capacidade de memorização.

Segundo a nutricionista Jureci Machado, esse alimento é rico em um tipo de proteína capaz de aumentar a resistência do corpo humano contra alergias. Por isso, especialmente na Medicina Chinesa, os ovos de codorna são usados há milhares de anos no tratamento de rinite, asma, tosse, eczema e psoríase.

Jureci ainda diz que o ovo de codorna é importante na dieta das crianças por prevenir o surgimento de infecções. Em consequência do ferro presente no alimento, em quantidade maior do que no ovo de galinha, ele também previne o surgimento de anemia.

Consumo do ovo de codorna

Normalmente, o ovo de codorna é colocado em saladas, aperitivos, molhos e recheios de sanduíches. A nutricionista alerta para o consumo da iguaria, “Por ser um alimento que fornece um teor  importante de colesterol vale a pena cuidar quanto aos excessos”, Jureci ainda completa, “Portanto o consumo médio não deve ultrapassar cinco ovos por semana”, orienta.

Mesmo com tantos benefícios, o ovo de galinha e o de codorna ainda possuem poucos consumidores em relação a outros alimentos. O setor de ovos tem o seu maior potencial de expansão no mercado brasileiro, onde seu consumo é um dos mais baixos da América do Sul, não passando de 140 ovos por ano.

 

Preparo da conserva de ovo de codorna

 

Ingredientes:

 

Vidro de conserva esterilizado

12 ovos de codorna

Pimenta-do-reino em grão a gosto

2 colheres de gengibre em pó

4 xícaras de vinagre branco

2 colheres de sopa de azeite

Uma pitada de sal

 

Modo de preparo:

 

Ferva pimenta-do-reino em grão e o gengibre em pó amarrados em um saquinho de gaze com o vinagre branco. Depois de fervido por alguns minutos, retire o saquinho de tempero e despeje esse líquido ainda quente sobre ovos de codorna cozidos em um vidro esterilizado.

 

Deixe o pote destampado até o vinagre esfriar, depois coloque azeite e o sal e feche e o mantenha assim, em local fresco e escuro por pelo menos cinco dias.

 

É recomendado que se tome cuidado quanto ao armazenamento. É necessário deixá-los sob refrigeração sempre mesmo na forma em conserva.

 

Salada com ovo de codorna

 

Ingredientes:

15 ovos de codorna

1 lata de creme de leite

1 lata de creme de leite

1 tomate em pedaços pequenos

Milho verde

Ervilha

Salsa a gosto

 

Modo de preparo:

 

Cozinhe os ovos, descasque, corte-os ao meio e misture bem com os outros ingredientes. Leve a geladeira para esfriar e sirva com arroz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!