Dança

Lambada: conheça o ritmo contagiante e quente dos anos 80

Por Redação Doutíssima 27/11/2015

As danças de salão atraem cada vez mais o interesse de pessoas que buscam aliar o exercício físico ao gosto pela dança. A lambada é um dos ritmos mais famosos em terras brasileiras e é conhecida por encantar dançarinos pelo mundo todo.

Origem da lambada no Brasil

Nos anos 80, a lambada se tornou uma febre no Brasil. Unindo ritmos característicos do Norte e Nordeste, ela invadiu as terras baianas e nordestinas com muito ritmo e sensualidade. Mais tarde acabou se difundindo pelo restante do País. O que mais chamou atenção foram suas músicas contagiantes e os passos cheios de piruetas e gingado.

lambada carol caminha tv globo doutissima

Lambada é dançada em pares e tem influência de ritmos como a cúmbia e o merengue. Foto: Carol Caminha/TV Globo

O grupo Kaoma foi um dos pioneiros no ritmo, famosos pela música Chorando se foi, que se tornou um clássico da lambada. Além do grupo baiano, outro nome famoso por suas músicas é Beto Barbosa, conhecido como o Rei da Lambada.

A lambada é dançada em pares e tem influência de ritmos como a cúmbia e o merengue. Além disso, ela tem traços muito parecidos com o Zouk, que é uma espécie de lambada moderna e mais lenta.

Benefícios da lambada para o corpo

Os benefícios que a dança proporciona para o bailarino começam com a agilidade e o equilíbrio necessários para executar os passos. Por ser uma atividade física que trabalha o corpo como um todo, é bom para fortalecer as pernas e o tronco, principalmente.

Segundo o professor de dança Alexandre Santos, a lambada é uma dança completa que utiliza a consciência corporal e funciona muito bem como um exercício aeróbico. Santos ainda diz que pessoas de todas as idades podem dançar lambada.

 

Apesar de não ser necessário preparo físico para a prática, o dançarino lembra que um médico deve ser consultado caso o aluno tenha algum problema muscular ou de coração, por exemplo.

As aulas normalmente duram de 1h a 1h30 e, no começo da atividade, o gasto calórico médio é de 400 a 500 calorias de acordo com o professor. Após algumas aulas e a adaptação do aluno, essa perda tende a baixar para 300 calorias por aula.

Top 5 músicas de lambada

 Confira a seguir cinco músicas de lambada para você entrar no ritmo:

 

1. Chorando se foi – Kaoma 

 

2. Adocica – Beto Barbosa

3. Lambamor – Kaoma

4. Rainha da Sucata – Sidney Magal 

 

5. Preta – Beto Barbosa 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!