Unhas

Esmalte bicolor: veja como aderir às unhas com duas cores

Por Redação Doutíssima 09/12/2015

O esmalte bicolor ou francesinha invertida – você escolhe como quer chamar a tendência que mistura duas cores nas unhas – está bombando. A nail art geométrica, que utiliza desenhos com tonalidades distintas e cria um contraste é superatual.

Essa moda ganhou ainda mais espaço com a novela A Regra do Jogo, na qual aparece nas mãos da personagem Atena, interpretada por Giovanna Antonelli.

“A unha bicolor é aquela pintada com duas cores de esmalte. A mais utilizada é a com desenhos geométricos, geralmente retangulares”, explica Roberta Vieira, diretora da marca americana de esmaltes Cuccio no Brasil. As formas de apostar na tendência são as mais variadas, utilizando desde tons vibrantes até nudes.

esmalte bicolor instagram reproducao doutissima

Nail art geométrica ganhou espaço nas mãos de Atena, personagem da novela das 21h. Foto: Instagram, Reprodução

 Esmalte bicolor: como usar?

A dica de Roberta para quem deseja investir no esmalte bicolor é lembrar da premissa menos é mais. O contraste entre as cores, se adequado de forma sutil, pode ficar muito elegante. Você pode, por exemplo, inovar no tom da francesinha, usando uma cor azul. Ou até mesmo inverter o local do traço: ao invés de fazer na ponta da unha, faça na cutícula.

Uma opção básica, mas muito fashion é a combinação de preto com nude. Ou também a que usa a personagem Atena na novela da Rede Globo. Ela aposta na nail art chamada de “negative space”, que consiste em pintar apenas uma parte da unha com formato geométrico e deixar o resto em branco.

“A manicure negativa, na qual uma parte da unha tem cor e a outra parte fica incolor, é muito sofisticada. Ela segue a regra do menos é mais, mostrando que às vezes só uma cor de esmalte pode ser elegante”, aponta Roberta. Por isso, o mais importante é descobrir uma técnica que combine com a ocasião e com a sua personalidade.

Vale lembrar, também, que é possível inovar tanto na cor, quanto na textura do esmalte. Optar por uma versão opaca, por exemplo, já garante um toque diferente na produção. Há vários truques para conquistar essa nail art de forma bem feita. Algumas manicures utilizam até fita durex para que o produto pegue apenas na parte desejada.

É só cobrir parte da unha com a fita, formando triângulos ou outras geometrias e aplicar o esmalte por cima. Depois, ao retirar, apenas uma parte ficará com esmalte, formando a charmosa “unha negativa”. O palito também pode ser um utensílio importante para ajudar a moldar os contornos.

Fazer uma nail art nem sempre é tarefa fácil. Por isso, se tiver pouca prática, a dica é solicitar ajuda de uma manicure profissional. Mas não deixe de se aventurar e tentar fazer em casa, mesmo que algumas tentativas sejam frustradas. “Crie coragem e siga em frente até ficar elegante”, sugere Roberta.

 

Inspire-se na unha bicolor das famosas

Para ter certeza de que o esmalte bicolor está com tudo, basta observar como ele aparece no look das celebridades fashionistas. A atriz Sophia Abrahão, por exemplo, fez um “meio a meio”: metade da unha preta e a outra em um tom colorido diferente, variando em cada dedo.

A modelo Kylie Jenner e as atrizes Emmy Rossum e Sarah Hyland preferiram a negative space em cores como preto e vermelho. Inspirações não faltam para você também inovar na manicure durante o verão.