Receitas

Faça uma versão light do tradicional nhoque da fortuna

Por Redação Fortíssima 16/12/2015

Você sabe por que o nhoque da fortuna se chama assim ou qual é a sua origem? Segundo a lenda italiana de São Pantaleão, em uma noite de 29 de dezembro do século IV, andava pelas ruas da Itália um homem maltrapilho e faminto. Ele bateu à porta de uma família numerosa sem muita comida para dividir, mas que mesmo assim o recebeu.

nhoque-da-fortuna-doutissima-istock-getty-images

Tradição de comer nhoque é mantida por quem quer prosperidade. Foto iStock, Getty Images

Para o jantar, a família tinha nhoque e, ao dividir o que tinham com o desconhecido, o grupo teve que se contentar com sete pedacinhos de massa. De acordo com a lenda, São Pantaleão comeu e foi embora. Quando recolheram os pratos, a família percebeu que embaixo de cada prato havia muito dinheiro.

Por esse motivo que o dia 29 de dezembro é considerado o dia ideal para se consumo o nhoque da fortuna ou, como também é conhecido, nhoque da sorte. Para alcançar as graças que supostamente o prato traz é necessário realizar um ritual.

Primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato, assim como conta a lenda. Depois, em pé, se come os sete pedacinhos de nhoque e deve ser feito um pedido a cada pedaço ingerido. Só então, após o ritual, a família pode juntar-se à mesa e comer normalmente.

Versão light do nhoque da fortuna

Agora que você já sabe de onde surgiu essa prato, que tal aprender a prepará-lo? Confira a receita que reunimos especialmente para você.

Ingredientes:

– 4 xícaras de farinha de trigo integral

– 1,5 Kg de batata (pesada com casca)

– 3 ovos

– Raspas de noz-moscada

– 4 colheres (café) de sal bem cheias

Modo de preparo:

Em uma panela coloque as batatas descascadas e deixe ferver em 1,5 litro de água. Deixe cozinhar por 25 minutos ou até ficarem macias. Depois de cozidas, escorra a água das batatas e as amasse com um garfo.

Junte a massa de batata, três ovos, quatro colheres de sal e noz-moscada. Misture bem e acrescente de três xícaras de farinha de trigo integral. Depois é só sovar a massa até ficar com aspecto homogêneo.

Use a farinha que sobrou para polvilhar uma superfície lisa, como pia da cozinha ou mesa, para fazer os rolinhos do nhoque e depois cortá-los sem dificuldade.

Em uma panela grande coloque dois litros de água e deixe ferver. Aos poucos, coloque os pedacinhos de nhoque e espere até que subam à superfície. Quando estiverem nessa fase é hora de retirá-los e preparar o molho.

Molho à bolonhesa

Já que estamos falando de um prato tradicional, por que não incrementá-lo com um molho tão conhecido quanto o nhoque da fortuna?

Ingredientes:

– 1 cebola ralada

– 1 lata de molho pronto de sua preferência

– A mesma medida de água

– 1/2 kg de carne moída

– 2 dentes de alho amassados

– 4 colheres de sopa de óleo canola

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça em uma panela o óleo e refogue a cebola e o alho. Logo em seguida acrescente a carne moída e deixe cozinhar. Depois coloque o molho pronto. Se precisar, adicione água o quanto for necessária.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!