Cirurgia Plástica

Minilipo: técnica remove gordura localizada de pequenas áreas

Por Redação Fortíssima 26/12/2015

A tecnologia é uma poderosa aliada da beleza feminina. Atualmente, os procedimentos estéticos proporcionam melhoras significativas no físico e na saúde. A cirurgia plástica de lipoaspiração é um dos mais procurados, mas há também outras possibilidades para eliminar a gordura de forma menos invasiva, como é o caso da minilipo.

Também conhecida como hidrolipo, HLPA, lipo light ou lipo de Beverly Hills, a minilipo se difere da lipoaspiração tradicional, pois é realizada apenas em pequenas áreas do corpo. Na realidade, trata-se de uma lipo fracionada, cujo propósito é tratar o tecido celular subcutâneo e promover a eliminação da gordura localizada.

minilipo-doutissima-shutterstock

Minilipo é realizada apenas em pequenas áreas do corpo. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como funciona a minilipo

É importante ressaltar que, embora tenha um nome diferente, a minilipo não deixa de ser uma cirurgia de lipoaspiração. O procedimento é feito através da drenagem da gordura localizada, com auxílio da cânula. A diferença é que o processo é realizado apenas em regiões isoladas, como culotes, flancos, quadril, abdômen, coxas e braços.

Conforme explica o cirurgião plástico Victor Cutait, assim como a cirurgia convencional, a minilipo não serve para emagrecer, nem para tratar flacidez ou celulite, apenas para reduzir a gordura localizada. De acordo com ele, a lipo fracionada nada mais é do que uma evolução da lipo tradicional, com o intuito de diminuir riscos e melhorar os resultados para os pacientes.

Para a realização da minilipo, o paciente deve primeiramente ser examinado por um especialista, para a observação da área onde está a gordura localizada. Também é necessário passar por uma bateria de exames e informar o cirurgião sobre todos os remédios que toma. A diferença é que a lipo fracionada pode ser realizada em consultório.

Assim, não é necessária a internação e sedação do paciente em hospital, o que torna o preço da cirurgia mais acessível. O procedimento, portanto, é feito com aplicação de anestesia local26 nas áreas definidas, para que o cirurgião possa aspirar o tecido gorduroso com a cânula e um aparelho chamado vibro lipoaspirador.

No pré e pós-operatório, também são necessários alguns cuidados específicos. Antes da cirurgia, já é indicado que o paciente realize hidratações periódicas, sessões de drenagem linfática, esfoliações e outros tratamentos que estimulem a oxigenação, tonificação e eliminação de toxinas do corpo.

Depois do procedimento, durante a recuperação o paciente deverá ficar em repouso de acordo com a orientação médica, que geralmente é por volta de um ou dois dias. Também é necessário o uso de cinta modeladora ou meias de compressão. Sessões de drenagem linfática são recomendadas.

Vantagens e desvantagens da minilipo

Segundo Cutait, uma das vantagens da minilipo é a possibilidade de retirar mais gordura na área definida, por se tratar de um procedimento fracionado. O custo também é mais baixo e a recuperação, mais rápida. Mas para usufruir desses benefícios, é indispensável ter o acompanhamento de uma clínica e de um médico de confiança.

Entre as desvantagens, é necessário lembrar que acidentes envolvendo processos de lipoaspiração são mais frequentes em clínicas. Além disso, por ser feita em várias sessões, a minilipo não é indicada para quem deseja retirar muita gordura em várias áreas, pois nesse caso o custo pode acabar sendo maior do que o da lipo tradicional.

Se feita de forma incorreta, a minilipo também pode causar irregularidades no contorno corporal. Por isso, antes de se submeter a qualquer procedimento, converse com um cirurgião plástico de sua confiança.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!