Cabelos

Cinza em alta: como escolher o shampoo para cabelos grisalhos

Por Redação Fortíssima 27/12/2015

Você já sabe que o cabelo cinza está em alta no cenário fashion: Lady Gaga, Kylie Jenner e Rita Ora são algumas das personalidades estilosas que aderiram à tendência. Mas se você pensa em apostar nesse visual, lembre-se de que ele demanda alguns cuidados especiais. O shampoo para cabelos grisalhos é item indispensável.

Assim como todos os fios tingidos, os grisalhos necessitam de manutenção diária para assegurar o brilho e a vivacidade da cor. Além do processo de tonalização, que deve ser feito no salão uma vez por mês, os cuidados em casa também são indispensáveis. Neste cenário, apostar em um shampoo adequado é a chave para evitar fios amarelados e opacos.

shampoo para cabelos grisalhos istock getty images doutíssima

Cabelos grisalhos tingidos ficam enfraquecidos por conta do uso de químicos. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher um shampoo para cabelos grisalhos?

Os cabelos grisalhos tingidos ficam enfraquecidos por conta do uso de químicos na hora de descolorir os fios.  Por isso, o primeiro passo para manter a beleza em alta é incluir produtos que contenham propriedades hidratantes e nutritivas no dia a dia. Isso vale, especialmente, para os shampoos e condicionadores.

Além disso, para neutralizar o “amarelão” nos fios é importante utilizar um produto pigmentado com partículas acinzentadas ou violetas, a cada 15 dias. Mas como definir qual é ideal? Se o objetivo for evitar o desbotamento e proteger as madeixas dos raios ultravioleta e da poluição, aposte em um shampoo ou máscara hidratante à base de algas marinhas.

Há, ainda, outros ingredientes que podem estar presentes no shampoo para cabelos grisalhos que, além de neutralizar os fios, auxiliam na sua proteção. O extrato de centáurea, planta nativa dos continentes europeu e africano, é um deles. Também existem cosméticos que não possuem sal na composição, o que ajuda a higienizar e nutrir as madeixas.

Já se o objetivo for realçar as nuances prateadas no cabelo, vale apostar em um produto com pigmentos cinzas. Além de auxiliar na manutenção da cor, ele pode acabar com o aspecto opaco e ajudar na recuperação da maleabilidade natural dos fios. A dica é procurar um cosmético à base de colágeno, silicone e extrato de cacau, que são super-hidratantes.

Outros ingredientes que ajudam a revitalizar o cabelo e acabar com o amarelado são os aminoácidos e lipídios de soja, açaí e maracujá, a pró-vitamina B5 e até a proteína de trigo hidrolisada, que fortalece as madeixas. A oferta é grande e, por isso, o ideal é pesquisar e verificar qual o produto ideal para a sua necessidade.

Como disfarçar cabelos grisalhos?

Se, por outro lado, você não gosta da moda dos cabelos grisalhos e quer disfarçar os fios brancos, saiba que há alternativas. Além da tintura, alguns truques caseiros podem reduzir o aspecto cinza, sem necessidade de pintura. Uma mistura com chá preto já cumpre com esse propósito.

Para disfarçar os fios brancos em casa, basta misturar três colheres de sopa de chá preto em três xícaras de chá de água fervente. Depois, é só de deixar o chá em infusão por 30 minutos e, em seguida, aplicar nos cabelos já limpos e lavados, por todo o comprimento. Deixe o composto agir durante a noite e, no dia seguinte, lave normalmente. Simples, não é?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!