Dia a Dia

Livro de cabeceira: veja sugestões de obras para cada fase

Por Redação Fortíssima 07/01/2016

Ler é viajar pelo imaginário das palavras. É conhecer histórias, personagens e lugares novos a cada obra lida. Quem tem esse hábito vive trocando de livro de cabeceira. Não é à toa que para muitos é um vício saudável, que leva a buscar cada vez mais experiências diferentes.

No dia 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor, em homenagem a fundação do jornal cearense O Povo, criado em 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Para celebrar a data, conheça a importância e os benefícios de ler e confira dicas de livros que devem entrar na sua lista de próximas leituras. 

livro de cabeceira-doutissima-shutterstock

Os livros são uma ótima opção para viajar sem sair de casa. Foto: Shutterstock

Benefícios da leitura

Para Eliana Pritsch, professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), estimular a leitura literária é importante porque a linguagem é trabalhada de forma estética, utilizando imagens e metáforas que ampliam os sentidos do que está escrito.

“Por não ter um significado evidente, o texto literário exige a participação efetiva do leitor para descobrir o que está escondido na entrelinha. O leitor literário estende para o seu cotidiano essa atitude de ler não só o que é evidente”, entende Eliana.

Os reflexos aparecem, por exemplo, na hora de ler uma notícia. Para quem tem essa base, fica mais fácil buscar e entender o que está por trás dela. O resultado é uma visão mais ampla e crítica. Além disso, a professora acredita que a literatura permite que o leitor viva variadas situações e tipos de vidas quando se coloca no lugar das personagens.

Livro de cabeceira: sempre é bom ter um

O hábito da leitura pode iniciar desde a infância, logo quando a criança identifica as primeiras palavras. Veja a seguir as dicas de Eliana para livro de cabeceira em diferentes momento da sua vida:

  • Até 10 anos de idade

O bebê pode ser estimulado com livros de pano, de plástico e de capa dura, que vão apresentar uma só imagem por página. Já a criança que começa a sua alfabetização demonstra interesse por ouvir contos de fadas, fábulas e histórias em que a fantasia predomine.

Para a professora, a criança já alfabetizada pode ler por conta própria as histórias que ouvia na fase anterior e também pode ser apresentada aos contos de fadas renovados, que modernizam as histórias ao dar maior destaque para as personagens femininas. É o caso de Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Procurado Firme, de Ruth Rocha.  

“Com o tempo, a criança vai perdendo o pensamento mágico e apresenta interesse em histórias que mesclem fantasia e realidade: Os meninos da rua da praia, de Sérgio Capparelli, menciona problemas sociais, mas tem uma tartaruguinha como personagem que apresenta essas questões ao leitor”, indica.

  • Até 20 anos de idade

Invista em histórias de aventura, terror e suspense – uma constante na preferência dos adolescentes, afirma Eliana. Existem edições dos contos de Edgar Allan Poe reendereçadas ao leitor dessa idade, por exemplo, com ilustrações e diagramação atrativa.

“É a fase em que eles estão procurando construir e afirmar a identidade. Então, livros sobre questões familiares, afetivas, sociais também se tornam atrativos. Podemos citar Lygia Bojunga com Tchau e A corda bamba”, indica.

  • Até 40 anos

Para a professora, até os 40 anos deveria ser obrigatória a leitura de Machado de Assis, com uma boa antologia de seus contos e Memórias Póstumas de Brás Cubas, Shakespeare, com Rei Lear, José Saramago com Ensaio sobre a cegueira e Thomas Mann, com A montanha mágica.

  • Para qualquer idade

Mas há também aquelas obras que independem da idade.  A revolução dos bichos, de George Orwell, é uma delas. Por meio de recursos da fábula, ela alegoriza o debate sobre a organização social. Outra dica da professora é Da amizade e da velhice, de Cícero.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!