Nutrição > Receitas > Sem Glúten

Bolo nega maluca: aprenda a preparar uma receita sem glúten

Por Redação Fortíssima 10/01/2016

Para quem tem dificuldades em resistir ao bolo nega maluca, ter a doença celíaca ou sensibilidade a glúten pode ser uma dor de cabeça. Afinal, o consumo de derivados do trigo precisa ser evitado e reproduzir a receita fica mais difícil.

A boa notícia é que há versões alternativas que não levam o ingrediente e são tão gostosas quanto a receita original do bolo. Há quem nem perceba a diferença na hora do consumo.

bolo nega maluca-doutissima-shutterstock

Nada melhor do que um bolo de chocolate feito em casa. Foto: Shutterstock

Bolo nega maluca sem glúten

O bolo nega maluca é um clássico da infância. Fofinho e molhadinho, pode ser um ótimo acompanhamento para o café da tarde ou lanche das crianças. As receitas tradicionais levam farinha de trigo – e glúten, por consequência – como um de seus principais ingredientes.Para os intolerantes ao componente, o segredo é improvisar.

Nega Maluca Sem Glúten

Ingredientes para a massa

1 ovo

1 xícara de açúcar

½ xícara de óleo

2 colheres de sopa de cacau em pó

½ xícara de água fervente

1 colher (sopa) fermento em pó

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de amido de milho

Ingredientes para a cobertura

2 colheres (sopa) de cacau

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

5 colheres (sopa) de água

Mode de preparo

Escalde a farinha com a água e o óleo quentes. Deixe esfriar e depois junte os demais ingredientes na batedeira. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Para a cobertura, basta levar todos os ingredientes ao fogo até engrossar.

Uma dica é perfurar o bolo assado com palito de dente, para que a calda escorra para dentro. Se preferir, também pode cortar a massa em camadas e usar a cobertura como recheio.

Por que não consumir o glúten?

Muitas pessoas experimentam problemas digestivos e de saúde causados ​​pela ingestão de glúten ou trigo. Geralmente, eles são causados por alergia ao trigo, doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

O glúten é uma proteína encontrada em trigo, cevada e centeio. Quem possui doença celíaca e ingere glúten vê seu revestimento do intestino delgado inflamar e ficar danificado, tornando bastante difícil para o organismo a absorção de nutrientes.

Além da doença celíaca, outra possibilidade é a sensibilidade ao glúten. Nesse caso, os tecidos do organismo não são atacados, mas os sintomas são semelhantes: inchaço, dor de estômago, fadiga, diarreia e dor em ossos e articulações.

Estudos indicam ainda que mesmo pessoas sem nenhum dos dois problemas são capazes de ter reações adversas ao consumo de alimentos com glúten. Um deles foi publicado no American Journal of Gastroenterology e avaliou 34 pacientes. Para todos esses casos, a principal alternativa é evitar o consumo de glúten.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!