Nutrição > Receitas > Sem Lactose

Sorvete sem lactose: confira como fazer uma versão caseira

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

O verão é o momento perfeito para um delicioso sorvete, mas para aqueles que são alérgicos ou intolerantes ao leite, apenas uma colher desse doce pode ser uma tortura. Por isso o sorvete sem lactose é a solução perfeita.

Embora você possa encontrar produtos lácteos tradicionais feitos sem leite de vaca, também é possível preparar essa delícia em casa e ganhar ainda mais em sabor.

sorvete sem lactose-doutissima-shutterstock

O sorvete sem lactose é uma opção para que você não passe vontade nesse verão. Foto: Shutterstock

Quando o leite é inimigo

Há pessoas que não conseguem quebrar as moléculas de lactose na medida certa e, como consequência, ao consumir produtos derivados do leite apresentam uma série de sintomas – gases, inchaço, cólicas e diarreia, por exemplo.

A boa notícia é que não é impossível diminuir a quantidade de lactose na dieta. Há diversos substitutos para esse ingrediente. Além disso, muitos estudos científicos indicam que o consumo excessivo de lactose pode ser prejudicial à saúde, mesmo para aqueles que não têm intolerância ao produto.

Estudos observacionais sugerem que a maior ingestão de produtos lácteos tem sido associada a aumento do risco de câncer de próstata, conforme publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. Não bastasse isso, uma pesquisa publicada no International Journal of Dermatology indica uma associação entre ingestão de leite e acne.

Como preparar um sorvete sem lactose

Se você é intolerante à lactose ou deseja evitar laticínios, saiba que o leite de coco é a estrela de muitas receitas, porque produz um sorvete que é mais cremoso do que outras alternativas, como é o caso do leite de soja. Que tal experimentar essa versão com morango?

Ingredientes

2 latas de leite de coco

1/2 xícara de néctar de agave

1/4 colher de chá de sal kosher

2 colheres de sopa de amido de milho

1 fava de baunilha

2 xícaras morangos, descascados e picados

1/4 xícara de açúcar mascavo

Modo de preparo

Agite as latas de leite de coco completamente antes de abrir. Retire meia xícara de leite de coco e reserve. Combine o restante com agave e sal em uma panela. Leve para ferver em fogo médio, até que todos os ingredientes se combinem de forma harmoniosa e a mistura seja aquecida uniformemente. O tempo médio é de dois minutos.

Em uma tigela pequena, misture o leite de coco restante e meia xícara do amido de milho. Raspe a fava de baunilha e adicione também a mistura quente de leite de coco. Cozinhe até que tenha engrossado o suficiente para revestir a parte de trás de uma colher (de seis a oito minutos). Mas atenção, não permita fervura.

Retire do fogo, despeje a base de coco em uma tigela separada. Deixe descansar por 30 minutos e, em seguida, cubra com filme plástico e leve ao freezer por quatro a cinco horas.

Enquanto isso, amasse os morangos e leve ao fogo baixo. Polvilhe o açúcar e deixe por cerca de cinco minutos ou até que as frutas comecem a perder a sua forma. Retire do fogo, transfira para uma tigela, e deixe resfriar por 30 minutos.

Em um processador de alimentos ou liquidificador, coloque o molho de morango, a base de sorvete de coco até misturar e congele por mais algumas horas, até o sorvete ficar firme completamente. Agora é só saborear.

Outra dica é usar a mesma receita para preparar sorvete sem lactose de outras frutas e sabores. Combinados eles podem ficar melhor ainda.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!