Bem-Estar > Zen

Os signos do zodíaco mudaram ou não? Entenda

Por Redação Fortíssima 14/01/2016

De tempos em tempos, a polêmica em torno dos signos do zodíaco se reacende. A atração gravitacional da Lua sobre a Terra teria modificado todo o panorama zodiacal. Você sempre achou que fosse do signo de escorpião, mas agora lê nas redes sociais que, na verdade, é do signo de libra.

Cinco anos atrás, astrônomos do Minnesota Planetarium Society, dos Estados Unidos, proclamaram que uma alteração no alinhamento das estrelas teria atrasado o signo da maioria das pessoas. Mas calma: na prática, nada mudou para a astrologia ocidental. 

signos do zodíaco-doutíssima-shutterstock

Os astrônomos americanos entendem que o zodíaco deveria ter um 13º signo. Foto: Shutterstock

Astrônomos apontam mudança

A discussão sobre a mudança é antiga, mas sempre gera dúvidas. De acordo com os cientistas de Minnesota, o erro começa ainda com os antigos astrônomos da Babilônia, que baseavam os signos na constelação em que o Sol se encontrava no dia do nascimento de cada pessoa.

Ao longo dos milênios, no entanto, a força gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra teria criado um alinhamento diferente, responsável por criar uma alteração de aproximadamente um mês em relação ao calendário atual.

Em entrevista à revista Time, um dos membros do planetário de Minnesota, Parke Kunkle, afirmou que, diante disso, quando um astrólogo afirma que o sol está em determinada constelação, na verdade isso não estaria ocorrendo.

Mas esse não é o único erro apontado. Para os astrônomos americanos, os antigos da Babilônia também teriam deixado de fora um 13º signo, localizado entre a constelação de escorpião e sagitário.

Esse signo do zodíaco seria o de Serpentário, representado pelo símbolo da cobra. Ficou confuso? Confira como ficaria o seu signo:

  • Capricórnio: 20 de janeiro a 16 de fevereiro
  • Aquário: 17 de fevereiro a 11 de março
  • Peixes: 11 de março a 18 de abril
  • Áries: 19 de abril a 13 de maio
  • Touro: 14 de maio a 21 de junho
  • Gêmeos: 22 de junho a 20 de julho
  • Câncer: 21 de julho a 10 de agosto
  • Leão: 11 de agosto a 16 de setembro
  • Virgem: 17 de setembro a 30 de outubro
  • Libra: 31 de outubro a 23 de novembro
  • Escorpião: 24 a 29 de novembro
  • Serpentário: 30 de novembro a 17 de dezembro
  • Sagitário: 18 de dezembro a 19 de fevereiro

Astrólogos rebatem alteração nos signos do zodíaco

Já viu qual seria o seu novo signo? Talvez seja melhor esperar. O que acontece é que, diferente dos astrônomos de Minnesota, os astrólogos não entendem que a alteração seja necessária.

Para quem estuda a astrologia, o pensamento ocidental é de que os signos do zodíaco na verdade são geométricos, um resultado da divisão da eclíptica zodiacal em doze partes. Isso significa que as constelações são apenas uma maneira de demarcar cada um deles, mas não os representam – pelo menos na prática.

Ou seja, os nomes se repetem, ainda que não sejam equivalentesA mudança detectada pelos astrônomos, portanto, em nada influenciaria a questão dos signos do zodíaco para a astrologia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!