Alimentação infantil > Nutrição

Alimentação no verão: saiba o que servir para o seu filho

Por Redação Fortíssima 16/01/2016

Na estação mais quente do ano, a temperatura sobe e a sensação térmica eleva consideravelmente o calor que sentimos. Com isso, a capacidade digestiva e de gastar energia diminuem no nosso organismo. A alimentação no verão, principalmente a das crianças, requer pratos mais leves, com menos gordura.

Com o calor, a transpiração faz com que os pequenos eliminem mais líquidos, por isso a hidratação também é fundamental. “O corpo tem uma exigência aumentada de reposição de líquidos e de alimentos com alto poder hidratante, como frutas, sucos de frutas naturais e água de coco”, explica a nutricionista Jureci Machado.

Ela acrescenta ainda que os alimentos também sofrem o impacto do calor e por isso é preciso estar atento à maneira certa de guardá-los. A deterioração de itens comestíveis se intensifica onde tem proteína, o que pode favorecer a multiplicação de micro-organismos.

Dessa maneira, comidas a base de carnes, ovos e laticínios devem estar sempre refrigeradas até o momento do consumo, alerta a especialista, com a finalidade de impedir uma infecção alimentar.

alimentação no verão-shutterstock-doutíssima

Aprenda a oferece alimentos leves e ricos em nutrientes. Foto: Shutterstock

Surpreenda seus filhos com a alimentação no verão

Montar refeições para crianças parece uma tarefa difícil, mas pode ser um momento divertido. Dependendo da faixa etária da criança, ela apresenta mais resistência à introdução de novos alimentos.

Este cenário é familiar para você? Está mais do que na hora de mudar alguns hábitos.A sugestão de Jureci é que você inclua os pequenos nas etapas anteriores ao sentar e ingerir algo.

“Leve seu filho ao supermercado e diga o que pode ser comprado. Depois deixe que ele escolha os ingredientes, dentro dos que você permitiu, para montar o cardápio da família. Em casa, prepare junto com a criança a refeição. A meta é tornar o menu mais colorido e saudável”, recomenda.

Sugestões de cardápio

Para uma alimentação de verão mais saudável, aposte nas carnes magras, peixes e frango grelhado. Vegetais, hortaliças e frutas também precisam fazer parte do que é servido à mesa.

Para beber, invista nos sucos naturais, misturando frutas e vegetais. Algumas combinações que você pode testar são couve com abacaxi, laranja com beterraba e mamão com cenoura. Mesmo os mais simples também são uma boa pedida

Outra dica é abusar da água de coco. Rica em elementos que mantém o equilíbrio sanguíneo, ela favorece a hidratação e pode ser utilizada como base na composição dos sucos. Quando as crianças quiserem sorvete, indica Jureci, vá de picolé de fruta natural.

Para a alimentação no verão, a nutricionista não aconselha as comidas gordurosas e de difícil digestão, como é o caso de frituras, alimentos ricos em sal e embutidos. Salsicha, pastel, coxinha e batata frita não estão entre os selecionados. Ou seja, melhor evitar.

Tenha persistência e incentive seu filho a experimentar novos sabores. Toda vez que a que ele topar, elogie. Não se esqueça que pouco vai adiantar você exigir que ele se alimente de forma saudável se o seu prato não estiver colorido e nutritivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!