Gestante

Gravidez na menopausa: saiba quais são os riscos e cuidados

Por Redação Doutíssima 25/01/2016

A chance de uma gravidez na menopausa existe, especialmente nos primeiros meses. Isso acontece porque a irregularidade dos períodos menstruais que a antecedem pode ser confundida com o início dessa fase – e não com o período de transição que realmente é.

Para evitar uma gestação indesejada, a principal dica é estar atenta ao seu corpo e aos sinais que ele oferece. Tudo, é claro, sem abrir mão dos métodos de contracepção que você sempre utilizou. 

gravidez na menopausa-shutterstock-doutíssima

Continuar com os métodos contraceptivos é importante até ter a certeza de que você está na menopausa. Foto: Shutterstock

É possível engravidar durante a menopausa?

A menopausa é o período em que a mulher não apresenta mais fluxo menstrual. O problema é que ele é antecedido por outro período, caracterizado por irregularidades nesse fluxo. Essa é uma fase de transição chamada perimenopausa – e nela é possível engravidar.

Durante a perimenopausa, o ciclo menstrual costuma ficar irregular. Os períodos param e reiniciam em intervalos que podem parecer estranhos. Ou seja, pode ser difícil definir se você atingiu a menopausa pelo simples fato de que a menstruação parou.

Para driblar essa dificuldade, muitos especialistas indicam esperar ao menos um ano antes de assumir definitivamente que se está na menopausa. Esse momento costuma ocorrer por volta dos 51 anos de idade, embora algumas mulheres comecem bem antes (aos 40 anos) e outras um pouco mais tarde (aos 55 anos).

Riscos de uma gravidez na menopausa

A gravidez durante os anos de perimenopausa pode representar riscos à saúde. São váriosos cuidados a serem administrados e para muitas mulheres é difícil acompanhá-los. Por isso, uma variedade de complicações é capaz de aparecer e é bom estar atenta.

As mulheres que engravidam nessa fasedevem ser muito bem informadas e clinicamente examinadas para se certificar de que não há condições médicas preexistentes capazes de complicar ainda mais a gestação. Um estudo publicado no British Medical Journal fornece algumas estatísticas que justificam essas preocupações adicionais.

O levantamento foi feito com mais de 600 mil mulheres que estiveram grávidas entre 1978 e 1992, indicando o número de abortos relacionados à idade. O índice foi de 75% entre mulheres com 45 anos ou mais. Além disso, os riscos de uma gravidez ectópica e natimorto também cresceram consideravelmente com o aumento da idade da mãe.

Não é à toa que é fundamental ter um acompanhamento médico minucioso, que irá fornecer todos os dados e cuidados necessários. Para aquelas que desejam uma gravidez na menopausa, um especialista também é capaz de indicar tratamentos e possibilidades alternativas – como a doação de óvulos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Columbia University Medical Center, com 101 mulheres em pós-menopausa que receberam a doação de óvulos para engravidar, os riscos de fazê-lo dessa forma são praticamente idênticos aos de uma mulher de 42 anos.

Os cientistas observaram que as mulheres mais velhas possuem as mesmas chances de desenvolver complicações como diabetes gestacional e parto prematuro se comparadas a esse outro grupo. A única diferença era aquelas que já estavam na pós-menopausa possuíam um maior risco de desenvolver hipertensão sanguínea.

De acordo com os pesquisadores, isso é facilmente explicável. Eles assinalam que, enquanto a produção de óvulos realmente diminui com o avanço da idade, a habilidade de carregar uma criança não acompanha esse ritmo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!