Filhos > Gravidez e Filhos

Aprenda a montar uma brinquedoteca na sua casa

Por Redação Fortíssima 26/01/2016

Um espaço para que as crianças brinquem à vontade, do que quiserem e sem compromisso pode ser um dos principais cuidados dos pais para estimular a saúde mental e física dos pequenos. É o que uma brinquedoteca pode oferecer.

Pouco se questiona sobre a sua importância, mas pesquisadores canadenses já asseguram que a diversão espontânea garante boas aptidões cognitivas no futuro. Realizado na Universidade de Montreal, o estudo realizou um levantamento com 25 crianças entre sete e 11 anos.

Cientistas fotografaram os pequenos brincando com algo que eles mesmos escolheram, concluindo que as atividades que deram prazer e ajudaram no seu desenvolvimento psicossocial não foram definidas pelos pais. 

brinquedoteca-doutissima-iStock getty images

É importante que os pequenos fazem parte do processo de construção. Foto: iStock, Getty Images

Brinquedoteca construída com ajuda dos pequenos

Na hora de montar a brinquedoteca, preste atenção a aspectos como conforto, claridade, espaço amplo e segurança. Além disso, não deixe a criança fora do planejamento. É ela quem vai aproveitar o ambiente.

Um lugar só para brincar

O espaço para as brincadeiras não deve ter outro propósito. Sem camas, berços ou cercados, coloque apenas o que for necessário para exercer a criatividade. Mesinhas, cadeiras, almofadas, tapetes e tatames são os mais indicados para compor a sala. Se tiver televisor, é para que os pequenos assistam a seus filmes e desenhos favoritos.

Brincar também é aprender

A brinquedoteca pode ser vista como a versão infantil da sala de estudos ou escritório. Afinal, as crianças aprendem brincando. Cores, brinquedos lúdicos, peças duráveis, papeis, canetas, lápis de cor e itens decorativos dão o tom estimulante ao local. Na composição, saiba quais os gostos do pequeno que aproveitará a sala.

Menino ou menina

Dizer que azul é para meninos e rosa para meninas, além de machista, é bastante ultrapassado. Da mesma forma, os brinquedos podem servir para ambos os gêneros. As candy colors, cores que remetem a doces, são as favoritas dos decoradores de brinquedoteca. Elas geralmente têm tons claros de amarelo, verde, azul e rosa. Quebra-cabeças, jogos, peças de montar e bonecos são ideais para agradar a todos.

Espaço para todos

Para quem tem mais de um filho, a brinquedoteca deve ser um espaço para todos. A convivência entre irmãos é fundamental para desenvolver os valores de respeito, compartilhamento, amizade e carinho. Montar um local onde eles possam conviver e partilhar brinquedos e atividades pode ajudar nesse relacionamento.

No caso de a sala ser para mais de uma criança, faça com que cada um se sinta à vontade no espaço, oferecendo a maior variedade de brinquedos possíveis, para que eles decidam com o que querem passar o tempo. Não repreenda por gostar mais de um ou outro, mas os incentive a buscar novidades e conhecer as diferenças de cada objeto ou atividade.

Mesmo com um espaço destinado aos brinquedos, é fundamental que a criança brinque ao ar livre. De acordo com um estudo da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, quando os pequenos se exercitam ao ar livre, jogando bola, andando de bicicleta ou mesmo caminhando, podem diminuir seus níveis de tensão, estresse e depressão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!