Nutrição > Receitas > Sem Glúten

Aprenda como fazer a tapioca de inhame

Por Redação Fortíssima 27/01/2016

Quem não gosta de começar o dia com um delicioso café da manhã?  Embora a versão com goma de mandioca seja a mais conhecida, a tapioca de inhame também é  uma opção deliciosa e saudável.

Além do sabor, esse tubérculo possui propriedades nutricionais fantásticas e sua composição principal inclui carboidratos complexos e fibras dietéticas solúveis. Que tal experimentar?

Receita com inhame é uma opção saudável

A origem da palavra inhame é africana – mais precisamente da expressão nyami, que significa comer. Ele é feito de carboidratos complexos e fibras dietéticas que permitem a absorção lenta dos nutrientes, mantendo adequados os níveis de açúcar no sangue.

Não é por outra razão que é considerado um alimento de baixo índice glicêmicoMuitas vezes o inhame é confundido com a batata doce, mas eles são bastante diferentes. Em realidade, sequer estão relacionados.

Enquanto os inhames pertencem à família do gênero Dioscoreae, a batata doce é da família do gênero Convolvulaceae. A vitamina A do primeiro, convertida em betacaroteno, não é tão especular como a do segundo, mas os antioxidantes fornecidos são excepcionais.

A vitamina A do inhame possui outras funções, como manter as membranas mucosas da pele saudáveis, aumentar a visão noturna, apoiar o desenvolvimento saudável dos ossos e fornecer proteção contra cânceres de pulmão e boca. Eles ainda são uma boa fonte de vitamina C e fornecem ótimas quantidades de fibra, potássio e vitaminas do complexo B.

Destaca-se ainda a presença da tiamina (vitamina B1), riboflavina, ácido fólico, ácido pantotênico, niacina, cálcio, ferro e fósforo. De acordo com um estudo da Universidade Pondicherry, da Índia, uma variedade específica (a Dioscorea bulbifera) é capaz ainda de melhorar a função ventricular e proteger os tecidos que cercam o coração.

tapioca de inhame-doutissima-iStock getty images

O recheio pode variar de acordo com a sua preferência. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar tapioca de inhame?

Se você está cansada da tapioca tradicional, feita com a goma da mandioca, pode substituí-la pelo inhame para preparar a receita. Apesar de não ser encontrada a goma pronta, o preparo é muito simples e rico em sabor e nutrientes.

Receita de tapioca de Inhame

Ingredientes

5 inhames crus

1 colher (sopa) de azeite

Temperos e sal a gosto

Modo de preparo

Primeiro descasque os inhames e rale até que virem uma massa. Então tempere com sal e demais especiarias a gosto. Quer indicações? É possível usar orégano, manjericão, pimenta e o que mais você preferir. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e espalhe um pouco da massa de inhame.

Em fogo médio, tampe a frigideira e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando sentir que criou uma casca em um dos lados, vire e vá alternando até que tenha secado toda a umidade. Depois é só rechear a gosto.

Para o recheio, é possível usar legumes e vegetais e frango ou carne, por exemplo. Porém, lembre-se de que ele pode adicionar muitas calorias à receita e é importante ter atenção na escolha. Uma unidade pequena da receita possui cerca de 98 calorias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!