Gravidez e Filhos > Sintomas de Gravidez

Menstruação atrasou? Conheça 5 sinais de gravidez

Por Redação Fortíssima 27/01/2016

As mulheres são diferentes entre si e suas experiências durante a gestação seguem essa regra. Nem todas possuem os mesmos sinais de gravidez, por exemplo. Enquanto a menstruação atrasada pode ser sinal de alerta para algumas, outras já estão acostumadas com ciclos irregulares. 

Na dúvida, a dica é ficar atenta a outros indícios que podem surgir. Nem sempre todos eles aparecem, mas alguns são bastante comuns e fáceis de identificar ao primeiro sinal de mudança.

Os primeiros sinais de gravidez

A ausência de menstruação costuma ser o primeiro sinal de que você pode estar grávida. Também é importante não a confundir o fim do ciclo menstrual com uma pequena quantidade de sangramento, normal mesmo em casos de gravidez, principalmente nos dias em que é esperado o fluxo. Essa mancha geralmente dura menos de um dia.

Segundo um estudo publicado na American Family Physician, 25% das mulheres grávidas experimentam um leve sangramento ou manchas que são de cor mais clara do que o sangue menstrual normal. Mas esses não são os únicos sintomas:

  1. Náuseas

Nem todas as mulheres sentem náuseas, mas algumas lutam contra ela durante toda a gestação. Elas costumam começar por volta das primeiras cinco semanas, mas a maioria as experimenta a partir da oitava semana de gravidez.

2. Alterações da mama

O aumento do tecido mamário acontece em preparação para a produção de leite. As veias se tornam mais perceptíveis e os mamilos podem escurecer. Seios e mamilos muitas vezes ficam mais sensíveis ao toque.

3. Micção frequente

É causada pelo útero em crescimento e mudanças hormonais que aumentam a circulação de sangue para a pélvis. Muitas mulheres experimentam um alívio do sintoma durante o segundo trimestre, embora a pressão do peso do bebê sobre a bexiga mais tarde possa novamente resultar em urinação mais frequentemente.  

4. Fadiga

É um dos sintomas mais comuns da gravidez logo no início. A fadiga é normal e as mulheres devem aumentar a quantidade de sono e comer uma dieta saudável. Esse cansaço no primeiro trimestre é geralmente seguido por um aumento na energia no segundo trimestre.

5. Mudanças de humor

Podem estar relacionadas aos hormônios, fadiga e estresse da gravidez. É normal sentir um aumento de sensibilidade emocional e flutuação brusca de humor. Se as mudanças de estão interferindo na sua vida diária, procure ajuda profissional.

A gravidez pode agravar ainda condições pré-existentes, como depressão e ansiedade, por exemplo. Fale com o seu médico para obter uma lista de medicamentos que são seguros para tomar durante o período.

sinais-de-gravidez-doutissima-iStock-getty-images

O teste de farmácia pode ajudar a detectar a gravidez ainda em seu início. Foto: iStock, Getty Images

Quando é a hora do teste?

Se suspeitar que você está grávida, o primeiro passo é falar com o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre os primeiros sinais de gravidez, compre um teste de gravidez na farmácia. Se ele der positivo, a confirmação deve ser feita através de um teste de sangue.

A presença do feto é diagnosticada através da detecção de HCG no sangue ou na urina da mulher. Quanto maior a concentração da substância, mais altas são suas chances de ter gêmeos – ou até mais. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!