Nutrição > Receitas

Com calor? Sopa de verão ajuda você a se refrescar

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

A chegada do calor espanta a vontade de comer pratos quentes, principalmente se forem caldos. No entanto, a sopa de verão pode ser uma saída para aproveitar os nutrientes de frutas e saladas e ainda se refrescar. Entre os ingredientes, frutas como abacate e melão são bastante utilizadas nas receitas.

Nada parecida com os salmorejos ou gaspachos mexicanos, o prato é versátil e pode muito bem ser adaptado de acordo com o paladar de cada pessoa. Confira as duas opções que a equipe do Doutíssima separou para você. 

Sopa de verão com abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a combater o colesterol e doenças cardiovasculares, o abacate é também ótimo para manter a boa pressão arterial. Uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que o consumo diário dessa fruta pode reduzir de forma significativa o nível de LDL (colesterol ruim) no organismo.

Já na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, outro estudo detectou que quando o abacate é introduzido à dieta, não apenas o colesterol, como também os triglicérides são mantidos sob controle. Apesar da gordura presente no alimento, ela é considerada boa para o organismo, desde que consumida moderadamente. 

Ingredientes

2 abacates

1 limão siciliano (separe as raspas e o caldo)

1/2 cebola picada

Salsinha picada a gosto

150 ml de leite de coco

Pimenta dedo de moça a gosto

Sal a gosto

Castanha-do-Pará a gosto (para decoração)

Modo de preparo

Ponha o abacate, o limão, a cebola, a salsinha, o leite de coco, a pimenta e o sal no liquidificador. Bata até que se forme um creme uniforme. Sirva em taças, copos ou sopeiras e polvilhe a castanha do Pará por cima. Na hora de servir, coloque as raspas de limão.

sopa de verão-doutissima-shutterstock

A sopa de abacate é ideal para refrescar o seu verão. Foto: Shutterstock

Melão pode ser ingrediente principal 

Mesmo que seja na versão amarga, o melão é um aliado das mulheres. Entre seus benefícios, ele pode ajudar no combate ao câncer de mama. Uma pesquisa da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, descobriu que o extrato do melão amargo reduz o crescimento das células que desenvolvem o tumor nos seios. Que tal aproveitar?

Ingredientes

2 melões amargos maduros

2 colheres de sopa de iogurte natural (sem açúcar)

Sal e pimenta a gosto

Hortelã fresca a gosto

Modo de preparo

Corte o melão ao meio, de modo transversal. Remova, com uma colher, as sementes de cada uma das metades. Deixe os melões vazios, removendo a polpa para criar quatro taças grandes. Corte as extremidades das cascas de cada metade, para que depois fiquem em pé na mesa.

Ponha os pedaços da polpa no liquidificador junto com o iogurte, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e mais quatro folhas de hortelã picadas. Bata tudo até que forme uma mistura homogênea. Coloque a sopa de verão na geladeira e aguarde, pelo menos, uma hora. Sirva as porções em cada parte do melão com um pequeno ramo de hortelã, para decoração.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!