Esporte > Fitness

Vida de atleta: conheça o passo a passo de um dia de treino

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

Hoje é comemorado o Dia do Atleta Profissional – que esse ano terá um gostinho especial com as Olimpíadas no Rio. Há quem pense que o dia a dia de quem pratica esportes profissionalmente é fácil, mas a verdade é que a vida de atleta exige várias horas de privações, treinos e dedicação.

Como é o treino dos atletas profissionais

Os atletas profissionais costumam passar boa parte de suas vidas praticando –jogadores de basquete ficam horas aperfeiçoando arremessos e patinadores agilidade e equilíbrio, por exemplo. Quase todos têm apenas um objetivo em mente, que é a conquista de uma vaga olímpica.

Homem seguindo o ritmo de vida de atleta.

Para seguir a vida de atleta é necessário disciplina. Foto: iStock, Getty Images

Mas chegar lá não é nada fácil. De acordo com o American Council on Exercise, a rotina de treinamento de um atleta olímpico inclui:

  • Dieta e hidratação

Para um desempenho de nível olímpico, é preciso comer bem. Isso significa um café da manhã com carboidratos complexos e proteínas magras. A partir daí, refeições a cada três horas e também 90 minutos antes do treino. A hidratação é fundamental em razão da intensidade dos exercícios – água e bebidas esportivas ão utilizadas para repor eletrólitos.

  • Sono

Os atletas de alto rendimento que treinam duro necessitam de oito a dez horas de sono. Para aumentar a qualidade desse descanso, eles devem ir para cama antes das 23h e não utilizar computador ou assistir TV nos 30 minutos anteriores ao sono – evitando assim que ondas eletromagnéticas atrapalhem

  • Aquecimento e recuperação

Geralmente, inclui dez minutos de corrida leve, seguidos de dez a 15 minutos de aquecimento dinâmico para melhorar flexibilidade, coordenação, ritmo e prevenir lesões – esteja ciente que isso varia conforme o esporte. Depois do treino, eles apostam nas mais variadas técnicas de recuperação, que vão desde simples alongamentos a sessões de massoterapia especiais

  • Preparação Mental

Atletas profissionais gastam grande quantidade de tempo se preparando psicologicamente para o grande dia. Cada um possui sua fórmula particular, mas muitos recorrem a livros de inspiração, citações e mantras. O importante é definir um plano para o sucesso

  • Variações

Quando se trata de treinar profissionalmente, muitos atletas têm rotinas fitness completas. Isso significa que o dia deles começa na academia, para fortalecer os músculos, e depois inclui práticas para desenvolvimento de habilidades específicas. Não é à toa que eles podem passar horas buscando a perfeição.

Como se inspirar na vida de atleta

Os atletas profissionais possuem treinamentos que buscam o melhor desempenho possível. Muitas pessoas não têm essa mesma necessidade, mas é possível se inspirar e levar esses ensinamentos para sua rotina fitness.

A primeira lição é que a prática leva à perfeição. Em outras palavras, nada adianta fazer uma caminhada alguns meses antes do verão e suspendê-las logo após. Procure manter uma atividade física diariamente, permitindo que seu corpo responda da melhor forma possível.

É importante ainda dar bastante atenção à alimentação balanceada – como fazem os atletas profissionais. Ela é fundamental para fornecer energia suficiente para os treinos. Por fim, não se esqueça que esses profissionais trabalham duro todos os dias para conquistar seus objetivos – faça como eles.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!