Beleza > Dica do Dermatologista

Pessoas albinas precisam de cuidado redobrado no verão

Por Redação Fortíssima 11/02/2016

Calor, sol, céu azul. Descrição de um dia perfeito de verão para curtir as férias. Por outro lado, essas condições exigem uma proteção extra. Filtros com fatores de proteção elevada, bonés e óculos escuros são alguns cuidados a serem tomados, especialmente por pessoas albinas.

Conforme explica a dermatologista Flavia Guglielmino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, quem tem essa condição não produz ou produz em menor quantidade a melanina, pigmento que protege a pele da radiação solar.

Além de necessitarem de filtro de alto fator de proteção, os portadores também precisam de suplementação de vitamina D, para compensar a falta de exposição ao sol.

Pessoas albinas precisam de cuidado redobrado com o sol

É importante usar diferentes formas para se proteger do sol. Foto: iStock, Getty Images

6 cuidados que pessoas albinas precisam tomar

Pessoas albinas precisam de acompanhamento dermatológico para prevenção e tratamento precoce de canceres de pele, além de acompanhamento oftalmológico e aconselhamento genético, conforme explica o dermatologista José Vitor Oliveira.

“Por ter essa deficiência na produção de melanina, o albino tem pele branca, sobrancelha branca, cílios claros e até problemas na retina do fundo do olho por não ter pigmento. Com isso, seus olhos ficam com aspecto avermelhado, aspecto parecido das fotografias”, completa.

Eles também envelhecem muito cedo, desenvolvem câncer de pele entre 20 e 30 anos de idade e a cada exposição solar sofrem uma queimadura. Para evitar situações dessa natureza, alguns cuidados precisam ser tomados. Veja seis dicas do dermatologista:

  • Evitar sempre exposição solar intensa e aguda
  • Usar barreiras físicas como protetoras, tais como camisas, chapéus e calças
  • Abusar dos fotoprotetores com FPS mais altos, que protejam tanto da UVB quanto UVA
  • Preferir filtros com cor, pois funcionam mais ativamente como barreira que os sem cor
  • Ajustar trabalho e lazer para períodos sem luz
  • Fazer um exame dermatológico semestral para identificação de alguma lesões ou para orientações especiais assim como oftalmológico.

Proteção para pessoas albinas

Produtos de proteção ideais para albinos

Para a farmacêutica e cosmetóloga Mika Yamaguchi, pessoas albinas precisam utilizar produtos com alto poder hidratante e antioxidante, principalmente para melhorar a resistência natural da pele contra as agressões externas, que tendem a ser mais severas.

“Antioxidantes como Alistin, um peptídeo biomimético da carcinina, ajuda combaterá a formação de radicais livres em três níveis: proteção do DNA, da célula e proteínas, e naturalmente trará o reequilíbrio melhorando a resistência da pele”, indica.

Aliado a ele, outros cosméticos podem ser utilizados para continuar ajudando a varrer os radicais livres, a diminuir a perda de água na pele e evitar a a degradação das proteínas de colágeno. Segundo a especialista, o segredo é aumentar a hidratação das camadas mais profundas às externas. “Assim, se tem uma hidratação global de 360ºC”, finaliza.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!