Exercícios > Fitness

Aprenda como eliminar a flacidez abdominal

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

Tonificar a barriga e eliminar a flacidez abdominal são objetivos que motivam homens e mulheres a praticarem atividades físicas. O tão sonhado abdômen chapado não surge do dia para a noite, mas com disciplina é possível diminuir a gordura e aumentar a tonicidade muscular, para acabar com qualquer saliência indesejada.

A flacidez abdominal possui duas causas principais: o baixo tônus muscular aliado a um percentual de gordura elevado. Assim, para acabar com o incômodo estético, é preciso investir em exercícios que estimulem os músculos da região e seguir uma alimentação balanceada diariamente.

4 exercícios para combater a flacidez abdominal

Se você já frequenta a academia e não percebe bons resultados na região abdominal, a dica é intensificar os exercícios que trabalham essa parte do corpo. Vale lembrar que, para garantir o formato “tanquinho”, é importante trabalhar os diferentes pontos da musculatura do abdômen.

Mulher incomodada com a flacidez abdominal.

Exercícios focados na musculatura do abdômen ajudam a eliminar a flacidez. Foto: iStock, Getty Images

Veja, abaixo, quatro exercícios de fortalecimento para eliminar a flacidez abdominal, indicados pela professora de educação física Damaris Dias, da Smart Fit:

Abdominal pendurado na barra

Para trabalhar a musculatura total do abdômen, segure firme na barra, flexione o quadril e faça uma extensão, para então voltar à posição inicial. A dica nesse exercício é evitar que o corpo balance para ter melhores resultados.

Abdominal canivete suspenso no TRX

Posicione os pés apontados para baixo, presos no aparelho e deixe as mãos apoiadas no solo. Realize a flexão de joelhos junto com a de quadril, puxe os joelhos em direção ao peito e volte à posição inicial.

Abdominal oblíquo lateral

O exercício é realizado no chão. Deite-se de barriga para cima, com os joelhos flexionados e posicionados ambos para um dos lados, realize a flexão de coluna e retorne a posição inicial. Ao terminar a série de um lado, faça o mesmo número de repetições para o outro.

Abdominal com Roll Out

Posicione os joelhos no solo e segure nas laterais do aparelho. Em seguida, deslize para frente em linha reta, fazendo a extensão dos joelhos e do quadril. No retorno para a posição inicial, os joelhos e o quadril fazem a flexão, e os ombros ficam em extensão.

Dicas de alimentação para acabar com a flacidez abdominal

Você já deve ter ouvido falar que a alimentação é um fator essencial para conquistar bons resultados na musculação. Isso é verdade. Não adianta passar horas na academia e esquecer de manter uma dieta focada nos seus objetivos.

Assim, para diminuir o percentual de gordura e eliminar a flacidez abdominal, é preciso aderir a uma dieta hipocalórica, ou seja, que forneça menos calorias do que você gasta. Por isso, alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples e gorduras devem ser eliminados do cardápio.

Para manter o bom funcionamento do intestino e auxiliar na conquista de uma barriga chapada, alimentos como aveia, feijão, grão de bico, lentilha, soja e frutas frescas são indispensáveis. Cereais integrais, frutas e legumes precisam estar presentes na dieta. Também é importante beber água com frequência.

Não há nenhum segredo envolvido na conquista do tanquinho. A fórmula é esta: aliar exercícios abdominais e atividades aeróbicas com uma alimentação regrada. Basta ter foco para chegar lá.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!