Esporte > Fitness

Jogos Olímpicos Naturistas competem com as Olimpíadas no Rio

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

O Rio de Janeiro se prepara a pleno vapor para a chegada das Olimpíadas, mas uma competição inusitada e paralela irá acontecer na praia de Abricó, zona Oeste da cidade. São os Jogos Olímpicos Naturistas, uma série de competições em que o uso de uniforme é dispensável. A inciativa já aconteceu em outras partes do mundo e promete muita diversão para os naturistas no Brasil.

Jogos Olímpicos Naturistas remetem à origem da competição

Em tempos antigos, os atletas disputavam sem roupas as Olimpíadas, o que era considerado um tributo aos deuses. Os participantes queriam que suas divindades vissem como eles tinham desenvolvido corpo e espírito. Conta a lenda ainda que o magistrado Hippomenes aprovou uma lei exigindo que todos os participantes competissem nus depois que um corredor de Atenas tropeçou em sua própria roupa.

Hoje o uniforme é uma regra clara. Mas nos Jogos Olímpicos Naturistas, a busca é remeter aos tempos antigos. A inciativa já aconteceu em outras partes do mundo, inclusive em Londres, em 2012. Nessa oportunidade, os participantes competiram em modalidades como natação e corrida.

Pessoa na praia que irá ocorrer os Jogos Olímpicos Naturistas

Rio de Janeiro é sede de Olimpíadas alternativas em 2016. Foto: Reprodução, Instagram

Em 2016, é a hora do Brasil receber os jogos, que acontecerão paralelamente aos eventos oficiais. O evento será organizado pela Associação Naturista da Praia do Abricó, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local foi regulamentado como um reduto naturista em 2014, mesmo a praia já sendo frequentada por adeptos desde a década de 70.

Ainda não estão definidas as modalidades para os Jogos Olímpicos Naturistas, mas os organizadores indicam que esportes como vôlei, surfe e natação devem fazer parte do cronograma. São esperados vários turistas de todas as partes do mundo nessa data, assim como ocorreu na Copa do Mundo em 2014.

Segundo informações da Associação de Naturistas de Abricó (ANA), a média de visitantes na praia no inverno é de cerca de 45 visitas por dia. Durante a Copa, a praia recebeu 120 pessoas por dia, principalmente turistas europeus, argentinos e brasileiros vindos de outros estados.

O que é o naturismo

As pessoas que optaram por praticar o nudismo como um modo de vida são chamadas de “nudistas”. São pessoas normais que preferem viver suas vidas livres de roupas em lugares apropriados. A prática está envolta em muita curiosidade e pouco se discute como funciona.

Quando praticada em sua forma básica e pura, o nudismo não é sexual. O que é interessante é o fato de que ele é prontamente aceito em muitas culturas, especialmente os de ascendência europeia, como Alemanha, França e Polônia. Ao longo do século passado, a nudez em outras partes do mundo se tornou cada vez mais aceitável.

Os praticantes acreditam que determinados benefícios podem ser obtidos com a vida livre de roupas. Em ambientes sociais, por exemplo, muitos acreditam que barreiras e julgamentos do ego acabam dando lugar a uma maior convivência e harmonia.

Isso porque roupas e acessórios são um grande indicador de status socioeconômico. Sem eles, as pessoas tendem a ser muito mais preocupadas com o caráter e a personalidade dos outros do que com sua riqueza. Além disso, há ainda o aspecto da aceitação do próprio corpo, uma dificuldade cada vez maior na sociedade.

E você, já encarou uma praia naturista? E já imaginou competir sem roupas? Deixe seu comentário!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!