Beleza > Cirurgia Plástica > Médicos

Lifting facial pode dar fim aos sinais de envelhecimento

Por Dr. Henrique Lopes Arantes 16/02/2016

Também conhecido como ritidoplastia, o lifting é uma das cirurgias de rejuvenescimento facial mais procuradas por homens e mulheres. A perda das características joviais da face se deve a diversos fatores, como hereditariedade, estilo de vida, ação da gravidade e estresse.  No envelhecimento facial ocorre perda da elasticidade e firmeza da pele, aparecimento de rugas e “queda” dos tecidos.

Esssa técnica é indicada para amenizar os sinais de envelhecimento facial, onde se realiza um reposicionamento dos tecidos (pele e músculos) da face, remoção dos excessos de gordura e flacidez da pele. A cirurgia resulta numa aparência mais jovem, descansada e vibrante, e pode ser associada com as cirurgias das pálpebras, nariz e orelhas para melhorar o resultado.

Lifting combate os efeitos do envelhecimento. Foto: iStock/GettyImages.

Lifting combate os efeitos do envelhecimento. Foto: iStock/GettyImages.

Cuidados pós-cirurgia

A cirurgia demora em torno de quatro horas e pode ser realizada com anestesia local e sedação geral. O período de internação é de 24 horas. O objetivo da cirurgia é promover um rejuvenescimento de forma natural e harmônica, sem deixar sinais artificiais como olhos e bocas esticadas.

Portanto, realiza-se um reposicionamento da musculatura da face e remoção somente dos excessos de pele. O curativo principal é retirado em torno das primeiras 24 horas, e após esse período, um mais leve é deixado sobre as cicatrizes residuais.

Após o procedimento é recomendado a aplicação de compressa de gaze embebida em água fria sobre os olhos ou conduta similar, cinco vezes ao dia, durante uma hora. Tal ação diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.  Além disso, o paciente não deverá molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas; evitar exposição ao sol, vento e friagem por 30 dias; bem como seguir corretamente todas as recomendações do cirurgião plástico.

A evolução dessas cirurgias é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderá apresentar discreta dor. A maioria dos pontos das pálpebras é removida após cinco dias. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre sete e 14 dias. O resultado definitivo da cirurgia é observado em torno de seis meses após o procedimento.

Indicações para o lifting

A cirurgia é realizada geralmente após os 30 anos de idade, quando os sinais de envelhecimento começam a aparecer. As contraindicações estão relacionadas ao estado de saúde do paciente, portanto, apenas pacientes saudáveis ou com doenças controladas podem realizar o procedimento.

Doutor Henrique Lopes Arantes é formado há mais de 15 anos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu), tendo realizado a Residência Médica em Cirurgia Geral na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.  Especialista em Cirurgia Plástica, realizou um Fellow na Universidade de Cagliari e na Casa Di Cura Privata Polispecialista Sant`Elena, na Itália. No Brasil, foi convidado para ser Preceptor dos residentes e posteriormente Assistente de Ensino e Diretor da Comissão de Ensino do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz. Com mais de 10 anos experiência internacional (EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá), Dr. Henrique Arantes é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina.  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!