Bem-Estar > Medicina Alternativa > Saúde > Zen

O que é Yoga? Desmitificando o assunto

Por Izabela Ventura 17/02/2016
Mesmo sendo uma prática milenar, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é yoga. Por isso, é hora de derrubar alguns mitos e demonstrar algumas verdades sobre a modalidade, que vem conquistando cada vez mais o ocidente.

 

O Yoga garante vários benefícios para a saúde do corpo e da mente, nos faz perceber que há várias formas de amar o próximo e nos estimula a adotar atitudes altruístas. Esse conceito parece abstrato, mas não faltam testemunhos de pessoas que começaram a sentir uma melhora significativa da qualidade de vida depois que começaram a praticar o yoga.

 

Isso acontece porque nos entregamos aos exercícios de corpo e alma, o que nos deixa com vontade de nos doar mais ao próximo, a todos, ao universo. Sentimos novamente aquela sensação de bem-estar que só conseguimos quando fazemos algo de bom a alguém, sem querer nada em troca, mesmo que essa ação seja transmitir uma energia boa.

 

Mas essa predisposição ao altruísmo não faz de nós uma daquelas pessoas alienadas mostradas em alguns filmes que ficam desejando “paz universal” a qualquer um com cara de bobo por aí. Já ouvi cada questionamento sem fundamento, como “você fica ‘cantando’ o Ommmm em casa”? Não, em suma, o mantra Om é um som capaz de reverberar dentro de nós, possibilitando um recolhimento interno e abstração dos sentidos. Fazemos isso em imersão total na prática ou nas meditações

 

O que é yoga? Yoga em sânscrito quer dizer integração.

O que é Yoga? Em sânscrito quer dizer integração. Foto iStock:GettyImages

 

A meditação faz parte do Yoga

 

Falando em meditar, essa ação não significa “parar de pensar”, ou “não pensar em nada”. Meditar significar “estar ao centro”, ou seja, em conexão com seu eixo. Você pode meditar de forma efetiva concentrando sua mente em uma coisa só. E acredite, com o volume de pensamentos que temos hoje em dia, esse feito é uma proeza.

 

Atualmente temos o que chamamos de “mente de macaco”, aquela que vai de galho em galho e não para em lugar nenhum. Por isso às vezes chegamos ao fim do dia exaustos, não necessariamente porque fizemos muitas tarefas, mas porque “pensamos demais” em coisas que não têm conexão com o presente. Esse conceito ajuda a entender o que é yoga.

 

Nas aulas de Yoga, o desafio lançado é esse: que as impressões do passado sejam extintas e as preocupações com o futuro, dissipadas. O objetivo é audacioso, mas esse caminho é sempre recompensador. 

 

Mitos sobre o que é yoga

 

Outro mito: “todo mundo que pratica Yoga é vegetariano”? Não. O yoga não é um hábito alimentar. A verdade é que, com o yoga, ficamos mais sensíveis e despertos em relação ao que nos faz bem ou mal. Se uma pessoa identifica que se sente melhor sem consumir carnes, ela adotará essa dieta alimentar. Ou qualquer outra que lhe faça bem. Isso é o Yoga: o ato de excluir de nossas vidas o que nos faz mal e investir no que nos traz boas sensações.

 

Por fim, aos que têm interesse sobre o que é yoga, na prática, a atividade pode ensinar um caminho para a arte de nos sentir bem com a gente mesmo; de descobrir quem realmente somos e, o melhor, de gostar da pessoa que somos. Nos capacita a lidar melhor com as situações do dia a dia, a identificar o que nos afeta de forma negativa e cultivar o que nos faz feliz.

 

Aprendemos a canalizar sentimentos ruins, como a raiva, a mágoa e a ansiedade, e transformá-los em autoconhecimento, compaixão e serenidade. Seja por meio da prática de yoga ou de qualquer outra atividade que aponte para o despertar de uma consciência mais sutil,  o importante é que o impulso de desejar o bem ao universo seja difundido. Assim, quem sabe, teremos um futuro mais humano.

 

Izabela Ventura é jornalista, praticante e professora de Hatha Yoga Integral. Apaixonada por um estilo de vida saudável, dedica boa parte do tempo a divulgar dicas de saúde, Yoga, meditação, atividades físicas e alimentação saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!