Nutrição > Receitas > Sem Lactose

Picolé de whey é alternativa para intolerantes à lactose

Por Redação Fortíssima 01/03/2016

As proteínas em pó não são consumidas apenas por quem deseja potencializar o treino na academia. Para aqueles que possuem intolerância à lactose, esses compostos ajudam a manter o corpo em dia, desde que combinados a uma dieta equilibrada. No verão, o picolé de whey garante refrescância e disposição para os dias quentes.

Os benefícios da proteína isolada, porém, não se limitam ao gás para treinos de musculação. De acordo com uma pesquisa brasileira, feita na Universidade de Campinas (Unicamp), os whey proteins podem ajudar a proteger as células orgânicas do estresse, colaborando no combate ao cansaço no dia a dia.

Prepare o picolé de whey

Os produtos sem lactose fazem parte do cotidiano de boa parte dos brasileiros. Para quem frequenta academia ou simplesmente procura uma alternativa saudável para ingerir mais proteínas na dieta, o picolé de whey pode ser feito de forma prática e rápida em casa. Conheça uma receita e aproveite os benefícios.

Ingredientes

2 scoops (colheres próprias para medir o suplemento) de whey protein sabor vanilla ou morango

5 morangos picados

2 pacotes de gelatina diet sem sabor

2 pedras de gelo

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata tudo (a gelatina deve ser dissolvida e preparada previamente) até que os morangos fiquem bem triturados.  Coloque o líquido em formas especiais para picolé ou nas de gelo, preferencialmente naquelas que sejam maiores.

Ponha no freezer e aguarde até que o líquido fique consistente para espetar os palitos. Coloque para congelar novamente e sirva o picolé de whey assim que estiver bem firme. O ideal é esperar de um dia para o outro.

picolé de whey

Baunilha e morango são duas das opções mais saborosas. Foto: iStock, Getty Images

Picolé de whey potencializa o treino

A procura pelos whey proteins é bastante grande, já que o produto ajuda a ganhar massa magra e é também um aliado no cardápio de intolerantes à lactose.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), existem atualmente cerca de 10 mil espaços de comércio de suplementos, sendo o whey protein responsável por aproximadamente 60% das vendas.

A sua função é recuperar as lesões que os músculos sofrem durante o exercício físico. As proteínas do composto são sintetizadas pelas células do tecido muscular e ajudam a curar as partes lesionadas.

Porém, o consumo do picolé de whey por intolerantes à lactose precisa de alguns cuidados. Como é retirada do soro do leite, a proteína desse composto naturalmente possui o açúcar lácteo. No entanto, através de processos químicos, é possível remover a lactose. Os produtos livres da substância se chamam proteína isolada.

Mesmo que esteja livre de lactose, é necessário que o médico autorize a utilização do composto. Dependendo da marca, o produto suplementar pode ter alguma quantidade reduzida do açúcar.

E aí, gostou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!