Medicina Alternativa > Saúde

Conheça os benefícios das águas termais

Por Redação Fortíssima 02/03/2016

Muitos lugares do Brasil possuem riquezas naturais capazes de ajudar na manutenção da saúde e da beleza. As águas termais, por exemplo, são ricas em minerais e oferecem uma série de benefícios que você talvez ainda não conheça.

Seus poderes de cura têm sido usados ​​há tempos como opção de tratamento para doenças comuns. A balenoterapia, como é conhecido o uso terapêutico da água, pode aliviar a dor, estresse, problemas de pele e muito mais.

O poder da água termal

Em alguns lugares do mundo, a água que flui das profundezas da terra é considerada pura e rica. Pura porque livre é de bactérias e sujeira. Rica porque, emergindo do subsolo, é protegida da poluição e possui sais minerais, gases, oligoelementos e nutrientes que nosso corpo necessita.

Com propriedades únicas, a água termal tem uma série de benefícios terapêuticos. Dependendo de composição e origem, ela é capaz de ajudar em vários problemas

Já no século 19 as pessoas acreditavam que bebê-la era um tratamento para distúrbios digestivos, insônia, bócio e até mesmo sífilis. Acreditava-se também que se banhar em águas termais poderia curar artrite, reumatismo e melhorar condições adversas como gota, impotência, obesidade, hemorroidas, doenças do fígado e problemas oculares.

É claro que nem todos esses benefícios foram cientificamente comprovados, mas alguns são realmente verdadeiros. Atualmente, não é raro que dermatologistas prescrevam esse tipo de água para tratamentos de acne e eczema, bem como para reduzir danos e cicatrizes relacionadas com queimaduras.

Quem sofre de artrite ou mesmo fibromialgia também pode se beneficiar. É que a imersão em uma piscina de água termal pode efetivamente melhorar a dor. É o que indica um estudo israelense publicado na revista Rheumatology International, que traz evidências de que esses banhos quentes minerais são capazes de aliviar a fadiga.

Vale saber ainda que os elementos que são nela encontrados possuem propriedades suavizantes, anti-inflamatórias e de cicatrização. Não é à toa que ela é bastante recomendada para pessoas com peles sensíveis, desidratadas ou secas.

águas termais

As propriedades das águas termais ajudam a relaxar a pele. Foto: iStock, Getty Images

Balneários de águas termais pelo país

Várias empresas de cosméticos especializadas oferecem produtos formulados com água termal. Quer ir além? Não faltam balneários espalhados pelos Brasil em que é possível tomar banhos em piscinas que contam com propriedades únicas:

  • Araxá, Minas Gerais

Distante cerca de 380 km de Belo Horizonte, possui uma riqueza natural que atrai muitos visitantes. Além de banhos em piscinas com água rica em mineiras, é possível realizar tratamentos com lama negra, que também é cheia de benefícios

  • Nova Prata, Rio Grande do Sul

Esse complexo hidrotermal oferece piscinas quentinhas até mesmo no inverno. As águas que brotam a mais de 700 metros de profundidade e chegam a uma temperatura de 41ºC

  • Águas de Lindóia, São Paulo

Um dos balneários pioneiros no país, oferece banhos relaxantes e medicinais. Além disso, é possível desfrutar de massagens, drenagem linfática e ducha escocesa

  • Caldas Novas e Rio Quente, Goiás

Com suas fontes, piscinas e até mesmo praia artificial, a água possui temperaturas capazes de chegar a 58ºC. É um dos destinos favoritos de quem busca o poder desse tipo de água.

E aí, já escolheu seu destino? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!