Bem-Estar > Zen

Dores de cabeça e a acupuntura

Por Flavia Macedo Parente 10/03/2016

As dores de cabeça atingem muitas pessoas, sem distinção de raça, idade ou sexo. Existem idosos que convivem com o problema há anos. Crianças que se queixam de dores de cabeças, muitas vezes fortíssimas. Homens, mulheres com dores de cabeça relacionada com o ciclo menstrual, algumas chamadas de cefaleias outras de enxaqueca. Enfim, dor de cabeça é um desequilíbrio capaz de desequilibrar o indivíduo em várias áreas de sua vida.

Na avaliação da acupuntura energética podemos nomear as dores de várias maneiras dependendo da origem, dos sintomas ou da localização da dor. A cefaleia terá um nome e um tratamento diferente, e é imprescindível uma avaliação minuciosa, para que se encontre a real característica da dor de cabeça e do paciente. Essa análise prévia garante um resultado satisfatório.

Dores de cabeça podem ser tratadas com acunputura. Foto: iStock/GettyImages

Dores de cabeça podem ser tratadas com acupuntura. Foto: iStock/GettyImages

Dores de cabeça e os elementos

Dores de cabeça que apresentam alteração do elemento madeira” ocorrem geralmente na fronte ou região temporal. Podem ocorrer também no globo ocular. No caso de dores desse elemento, elas podem ser geradas por “golpes de vento”, alimentos gordurosos, café ou álcool. O paciente pode apresentar características pessimistas e algumas vezes desespero. A impulsividade também é característica predominante da personalidade.

Nas dores de cabeça de “terra” pode ocorrer uma sensação de pressão que aflora do peito e faz com que o paciente sinta o pescoço e o rosto inflados, como se a energia estivesse subindo. Há também a cefaleia hemicraniana (hemi, do grego, metade), que atinge uma metade da cabeça. Ela apresenta um desencadeamento brutal, com lacrimejamento e narina escorrendo do mesmo lado da dor.

Essa cefaleia piora com o consumo de álcool e com o excesso de pensamentos, que podem ser inclusive uma característica das pessoas que apresentam essa cefaleia. Uma  melhor administração das questões emocionais pode ajudar no controle dos sintomas.

No elemento “metal” encontramos as cefaleias acompanhadas de perda de memória e pontos doloridos na cabeça quando apalpados. Outros sintomas comuns em pessoas que apresentam tal cefaleia são alergias, problemas respiratórios, tristezas e lamentações.

Como tratar as dores de cabeça com a acupuntura 

Cada um dos cinco elementos apresenta sintomas diferentes que acompanham as cefaleias. São comuns também as cefaleias com relação às alterações hormonais, que acompanham o ciclo menstrual. Elas aparecem ou se agravam com a proximidade do período fértil ou a própria menstruação.

São muitas as expressões da dor de cabeça. Esses tipos de cefaleia ainda podem se combinar em um mesmo indivíduo, fazendo com que apresente mais que um tipo de dor de cabeça. O tratamento muitas vezes envolve, acupuntura, exercícios energéticos, respiratórios, alimentação, mudanças de hábitos, Florais de Bach, cada pessoa será tratada diante de sua expressão da dor. Tudo é avaliado, até a maneira como ela se relaciona com tal desarmonia.

É importante a experiência e o amplo conhecimento do terapeuta dada a diversidade de sintomas e tratamentos. Dores de cabeça crônicas podem influenciar em todas as áreas da vida das pessoas, como pensar claramente? Como manter uma rotina social? Como manter o bom humor? Procure um acupunturista, ele pode te ajudar. O tratamento muitas vezes ocorre em parceria com o tratamento médico e dessa forma se enriquece muito o resultado final, o bem estar do indivíduo.

Flavia Macedo Parente é fisioterapeuta especialista em Acupuntura pela CBF UniS’antanna. Tem formação em Aprimoramento em Reeducação Postural Global RPG/RPM – 2001. Docente dos cursos de especialização em Acupuntura do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas). Membro da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS) – Pequim, China.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!