Exercícios > Fitness

Fique por dentro do CXWORX, novo método de treino funcional

Por Redação Fortíssima 04/04/2016

Rápido, potente e inspirador são três palavras que bem definem o CXWORX, um novo método de treino funcional que já é sucesso na Austrália e na Suécia. Com foco em estimular os principais músculos do core – abdômen, glúteos, ombros e lombar -, cerca de 30 minutos da atividade queimam até 300 calorias.

A aula segue os princípios de qualquer método funcional: inicialmente, trabalhar os músculos de forma isolada e depois integrada, simulando movimentos que são naturais no corpo humano, como agachar e pular, por exemplo. A alta intensidade do treino e a exigência física fazem com que o metabolismo permaneça acelerado mesmo depois do exercício.

CXWORX

Rubber complementa o treino funcional. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como funciona o CXWORX

A principal diferença entre o novo método e outros treinos funcionais é o enfoque. A proposta do CXWORX é estimular os músculos que dão força e sustentação aos membros superiores e inferiores do corpo. Por isso, o treino de core possibilita melhor estabilidade ao corpo, além de um resultado estético bom para quem deseja tonificar.

Durante toda a aula, músicas inspiradoras são utilizadas para motivar os alunos a darem o seu máximo, atingindo melhores resultados. Em alguns movimentos, além do corpo são usados rubbers – elásticos para gerar tensão e resistência – e anilhas, para potencializar ainda mais a atividade.

A aula de CXWORX é constituída, basicamente, de seis etapas: aquecimento, fortalecimento core 1, fortalecimento em pé 1, fortalecimento em pé 2, fortalecimento core 2 e fortalecimento core 3. É para se movimentar e suar muito. Por isso, o ideal é sempre levar uma toalhinha junto para a aula.

Para se obter bons resultados, o ideal é realizar o treino cerca de duas a três vezes na semana. Se você deseja enxugar a silhueta e diminuir os números na balança, a sugestão é coordenar a prática com outras atividades aeróbicas, para intensificar o gasto calórico.

Já se o objetivo for ganhar mais massa muscular, basta intercalar o treino de CXWORX com a musculação, realizando ambas as práticas. Vale lembrar que qualquer pessoa pode aderir à aula, exceto grávidas ou quem estiver em reabilitação por conta de alguma outra lesão prévia.

Os iniciantes começam com uma carga menos intensa de exercícios e vão aumentando seu nível de exigência conforme a evolução na prática. Por isso, se você ainda não tem nenhuma experiência com treino funcional, não tenha medo de começar: não é necessário ser um guru fitness para aderir à modalidade.

Benefícios do treino funcional

O treino funcional, especialmente o CXWORX, traz uma série de benefícios à saúde. Inicialmente, ele tem a vantagem de atrair diferentes públicos ao unir tanto adeptos da ginástica coletiva quanto praticantes de musculação. Não há nenhuma restrição.

Além disso, o método funciona como um complemento para qualquer outro tipo de treinamento, pois proporciona força e resistência em músculos necessários para executar praticamente qualquer outra atividade física. Para quem tem pouco tempo para treinar, a curta duração do exercício é outra vantagem.

E você, se interessou pela proposta do CXWORX? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!