Beleza > Pele

Tipos de pele: você já sabe qual é o seu?

Por Redação Fortíssima 06/04/2016

Escolher os produtos adequados para utilizar no dia a dia pode ser um diferencial em sua aparência. Mas para definir qual cosmético é ideal para a sua derme é fundamental compreender, inicialmente, que existem diferentes tipos de pele. Você sabe qual é a sua?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as peles podem ser classificadas em quatro tipos: normal, seca, oleosa e mista. Cada um deles possui características bem específicas, que ajudam a definir a qual grupo pertencem. Com isso em mente, é possível escolher sabonetes, demaquilantes e tônicos que vão favorecer sua beleza.

tipos de pele

Nas peles oleosas, a acne é comum. Foto: iStock, Getty Images

Características dos tipos de pele

Se você não tem a mínima ideia sobre a categoria na qual está a sua derme, verifique abaixo as principais características dos quatro tipos de pele e confira em qual deles a sua se encaixa melhor.

Normal

A pele normal é a menos comum dentre todas. Seu aspecto é geralmente rosado e os poros são pequenos e pouco visíveis. A textura apresentada é saudável e aveludada, pois ela contém elasticidade ideal e produz gordura em quantidades adequadas. Por isso, é pouco propensa ao desenvolvimento de acne ou manchas.

Seca

A perda de água em excesso é a principal característica da pele seca, que possui pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Por ser ressecada, também facilita o surgimento de pequenas rugas e fissuras.

As causas para isso provêm tanto de fatores genéticos, quanto de condições ambientais, como tempo frio e seco, vento e poluição. Quem tem a pele ressecada precisa ter cuidado no banho. Muito tempo embaixo da água quente do chuveiro pode contribuir ainda mais para o ressecamento.

Mista

A pele mista é um tipo bem comum no Brasil. Sua principal característica é apresentar aspecto oleoso e poros dilatados na chamada zona T do rosto –  testa, nariz e queixo – e mais ressecado nas bochechas e extremidades. Sua espessura é mais fina e há tendência de descamação e surgimento de rugas finas em alguns pontos.

Oleosa

O que define a pele oleosa é o aspecto úmido e brilhante, por conta da produção de sebo excessivo. A gordura natural em maior volume faz com que os poros fiquem dilatados e propensos à formação de acne. Ou seja: os cravos e espinhas são constantes. Assim como no caso da pele ressecada, há diversos fatores por trás desse problema.

Além de questões genéticas e alterações hormonais, a pele oleosa pode ser resultado do excesso de sol, do estresse e de uma dieta desequilibrada, rica em alimentos muito gordurosos. Se quiser evitar a acne, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios são atitudes que podem ajudar.

Como tratar a pele de acordo com o tipo?

Uma vez que você já detectou o seu tipo de pele, fica muito mais fácil escolher os produtos ideais para tratá-la. Se você tem pele seca, por exemplo, deve lançar mão de cosméticos mais cremosos. No caso da pele oleosa, a cobertura seca do gel é mais adequada.

Quem explica melhor é a dermatologista Márcia Grieco. “É importante sempre comprar produtos adequados para o seu tipo de pele, ou seja, géis e loções fluídas para peles oleosas, cremes para peles normais e cremes mais oleosos para peles secas”, finaliza.

Gostou das dicas? Descobriu qual dos tipos de pele é o seu? Deixe um comentário! Também tire suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!