Beleza > Dica do Dermatologista

Saiba como retardar o envelhecimento das mãos

Por Redação Fortíssima 08/04/2016

É inevitável e natural, a passagem dos anos causa mudanças no corpo. Mas isso não significa que seja impossível envelhecer bela e com saúde. Para isso, é necessário ter alguns cuidados, especialmente em regiões propensas ao ressecamento, como é o caso das mãos. Saber como retardar o envelhecimento é sempre alternativa para manter a autoestima.

Conforme lembra o professor de cosmetologia Maurício Pupo, o corpo humano possui vários mecanismos naturais de proteção e hidratação da pele, como as glândulas sebáceas. Na região das mãos, porém, elas são reduzidas.

Para agravar, essa parte do corpo acaba mais exposta a fatores externos, como é o caso do sol e da poluição, que contribuem para o envelhecimento precoce. Sem falar que elas são utilizadas a todo o momento, não importa para qual tarefa.

como retardar o envelhecimento

Com alguns cuidados, é possível manter as mãos belas e hidratadas. Foto: iStock, Getty Images

Como retardar o envelhecimento precoce das mãos

O dorso das mãos, conforme lembra Pulpo, é composto por uma pele fina e delicada. Não é à toa que essa região do corpo é tão vulnerável e exige atenção redobrada em seus cuidados diários.

“As mãos são consideradas o local onde é mais difícil esconder os sinais do envelhecimento e, ao contrário das outras, elas não podem receber cirurgia plástica para reverter as ações do tempo”, sinaliza.

Por isso, a melhor alternativa para manter a beleza das suas mãos em alta é combater o envelhecimento precoce. Se você não tem a mínima ideia sobre como fazer isso, confira abaixo algumas dicas bem pontuais:

Filtro solar

Conforme já foi mencionado, as mãos sofrem com a exposição direta aos raios ultravioleta – seja inverno ou verão. O ideal é evitar ao máximo o sol forte e utilizar protetor solar com FPS de 30 ou mais na região. O uso de luvas também pode ajudar.

Hidratação

Como as mãos não produzem muito sebo naturalmente, a hidratação é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e o ressecamento. Determinados cremes, além de hidratar, são capazes de proteger a região, formando uma barreira contra agentes químicos, e de combater a aspereza, calosidade, e a descamação da pele.

A sugestão, portanto, é utilizar hidratantes que contenham ativos como ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico ou vitamina C diariamente. Assim, suas mãos ficam menos propensas aos efeitos do tempo.

Peelings

Os peelings geralmente são feitos com ácidos e suas propriedades agem na renovação da pele, auxiliando também na remoção de manchas nas mãos. O processo é o mesmo feito na pele do rosto, por meio do método que retira as células mortas e promove a renovação celular. Assim, a pele fica mais macia e hidratada, sem um aspecto ressecado e envelhecido.

Tratamentos para rejuvenescer a pele

Agora que você já sabe como retardar o envelhecimento das mãos, vale a pena ficar por dentro de algumas alternativas de tratamento, caso já sofra com o problema em algum nível. Atualmente, as possibilidades estéticas estão cada vez mais aprimoradas: o laser fracionado e a radiofrequências são opções para melhorar a aparência das mãos.

O laser, ao penetrar nas camadas mais profundas da pele, aquece os tecidos e estimula o processo natural de regeneração, pois ativa a produção de fibras de colágeno. O resultado são manchas minimizadas e mãos com aspecto jovial. As ondas de radiofrequência têm efeito semelhante, auxiliando no combate à flacidez e às rugas.

E aí,  aprendeu como retardar o envelhecimento das mãos? Conte para a gente os seus truques! Ainda com dúvidas? Aproveite o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!