Nutrição > Receitas > Sem Glúten > Sem Lactose

Leve e saboroso: aprenda receita de bolo de tapioca fit

Por Redação Fortíssima 10/04/2016

Quem está de dieta ou tem alguma restrição alimentar sabe o quanto é difícil ficar longe de guloseimas e doces. Quando bate aquela vontade de comer um doce no meio da tarde, a dica é buscar alternativas mais saudáveis – mas sem deixar de lado o sabor.  Uma boa opção é o bolo de tapioca fit. Menos calórico, ela também não glúten ou lactose.

Tapioca melhora a textura de receitas sem glúten

A farinha de tapioca é um tipo de amido que pode substituir a farinha tradicional. O glúten é o responsável pela construção da estrutura de pães e outros produtos assados, dando a eles uma textura característica. Ocorre que ele também pode ser um problemas para quem é celíaco.

Esse é um dos grandes diferenciais da tapioca. É que o amido dela é naturalmente sem glúten e as alergias são raras. Além disso, possui uma composição única de carboidratos, vitaminas, minerais e outros compostos orgânicos. Há um nível muito baixo de gordura saturada, colesterol e sódio.

Os benefícios vão além. Trata-se de uma rica fonte de fibra dietética, colesterol bom e proteína. A tapioca contém ainda substâncias do complexo B, incluindo ácidos pantotênico e fólico, e B6, como ferro, manganês, cálcio, cobre, selênio e vitaminas.

Ela também conta altos níveis de hidratos de carbono complexos. Isso significa que pode ser usada por pessoas em busca de massa muscular e ganho de peso saudável. Estima-se que uma xícara do produto chegue a conter 45% das necessidades diárias de carboidratos.

O teor de linamarina é outro de seus grandes benefícios. Essa é uma substância capaz de ter propriedades anticancerígenas. Em um estudo publicado no Journal of Gene Medicine, por exemplo, testes em ratos determinaram que a linamarina poderia ajudar a destruir tumores.

bolo de tapioca fit

O sabor vai te surpreender. Foto: iStock, Getty Images

Bolo de tapioca fit sem glúten e sem lactose

Se você quer uma opção de receita sem glúten ou lactose, essa receita de bolo é perfeita. Ela pode ser consumida no seu lanche da tarde e é um maravilhoso pré-treino. Veja como preparar.

Ingredientes

250g de goma ou farinha de tapioca

100 gramas de chia ou farinha de linhaça

200ml de leite de coco light

2 xícaras de chá de açúcar mascavo

2 ovos grandes

2 colheres de sopa de óleo de coco

Farinha e óleo de coco para untar

Modo de preparo

Faça uma mistura de goma de tapioca com leite de coco e reserve. Coloque os demais ingredientes na batedeira e bata até que se misturem. Em seguida, adicione a mistura de tapioca com leite de coco e bata até formar uma massa homogênea.

Unte uma assadeira e enfarinhe com a farinha de coco. Leve ao forno preaquecido por cerca de 45 minutos. Você pode substituir a chia ou a linhaça por qualquer outro tipo de fonte de fibras. Se não estiver evitando o glúten, pode optar pela aveia.

Lembre-se de que isso é importante porque a tapioca possui um alto índica glicêmico. Além disso, é possível usar leite desnatado no lugar do leite de coco para uma versão com lactose.

E aí, gostou da receita de bolo de tapioca fit? Conte para o que achou. Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!