Dica do Nutricionista > Nutrição

Alimentação balanceada favorece emagrecimento saudável

Por Redação Fortíssima 12/04/2016

Quem deseja perder peso costuma achar que basta cortar alguns alimentos e criar um déficit calórico para chegar mais perto do objetivo. O problema é que dietas restritivas não costumam ter efeito a longo prazo. Se o seu objetivo é mudar de vez, a melhor opção ainda é ir em busca de uma alimentação balanceada.

alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada inclui diversos grupos alimentares a cada refeição. Foto: iStock, Getty Images

Dieta ou alimentação balanceada?

Ter uma alimentação balanceada significa consumir as quantidades adequadas de alimentos de todos os grupos, a fim de levar uma vida saudável. A dieta é comumente associada a um regime alimentar para perda de peso, mas a verdade é que também pode ser vista como a forma como nos alimentamos.

Seguir uma boa dieta significa ter um estilo de vida nutricional que promove a saúde e a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma alimentação saudável pode proteger o corpo humano contra várias doenças, principalmente as não transmissíveis.

Entram aqui obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e condições esqueléticas. Para obter a nutrição adequada você deve consumir a maioria de suas calorias diárias a partir de frutas e vegetais frescos, grãos integrais, legumes, nozes e proteínas magras.

alimentação balanceada

Benefícios de comer corretamente

Há vários benefícios associados à dieta balanceada – que vão além da manutenção da saúde. Confira quais são alguns deles:

  • Perda de peso

Comer alimentos saudáveis pode promover a perda de peso. Primeiro porque eles são menos calóricos e segundo porque permitem que o seu corpo funcione corretamente. Consumir bastante proteína, por exemplo, é capaz de ajudar a construir a massa muscular magra.

Já os carboidratos ajudam a dar a energia para atividades físicas – fundamentais para o emagrecimento. Saiba que em dietas restritivas o corpo encontra outras fontes de energia – dentre as quais seus músculos. É por isso que seu metabolismo desacelera, sua saúde óssea diminui e o risco de doenças aumenta.

  • Sistema imunológico

Ter uma dieta equilibrada é bastante importante o bom funcionamento do sistema imunológico. É que ela ajuda a assegurar que vitaminas, minerais e outros nutrientes necessários para que ele funcione corretamente estejam disponíveis.

Leve em consideração que mesmo deficiências mínimas de certos nutrientes podem prejudicar a função do sistema imunológico. Principalmente quando há carência de vitaminas A, do complexo B, C e E, zinco, ferro e selênio.

  • Saúde do coração

De acordo com a American Heart Association, uma dieta saudável é uma das suas melhores armas contra doenças cardiovasculares. Recomenda-se adicionar peixes à alimentação pelo menos duas vezes por semana, principalmente aqueles ricos em ácidos graxos ômega 3, capazes de ajudar a diminuir os riscos de doença arterial coronariana.

  • Energia

Um dos benefícios mais notáveis ​​de uma dieta equilibrada é a energia. Manter o seu corpo abastecido com as proporções corretas de vitaminas, minerais e nutrientes pode dar a você a energia que precisa para aproveitar ao máximo o seu dia.

Carboidratos saudáveis, como grãos integrais, frutas, vegetais e legumes possuem uma digestão mais lenta, mantendo o açúcar no sangue e os níveis de insulina estáveis ao longo do dia. Isso resulta em mais energia.

O que você faz para manter uma alimentação balanceada? Conte para a gente! Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!