Filhos > Gravidez e Filhos

Confira dicas de peças de decoração infantil unissex

Por Redação Fortíssima 20/04/2016

A decoração infantil é um ramo cada vez mais diversificado, com inúmeras possibilidades. Se antes as alternativas para criar os ambientes eram mais restritas de acordo com o sexo da criança, hoje os elementos unissex permitem composições modernas, sem restrições de gênero. Nem só de azul ou rosa é possível criar espaços incríveis.

Nas famílias em que dois irmãos de sexos opostos dividem o quarto, a criatividade é o maior trunfo. Afinal, cada um precisa sentir que pertence ao ambiente. O segredo está nos elementos decorativos: as cores, as peças e tudo aquilo que identifica a personalidade de cada um deles.

decoração infantil unissex

Tons pasteis ajudam na criação de um espaço unissex. Foto: iStock, Getty Images

Peças para a decoração infantil unissex

Se você quer fugir daquela velha polarização entre rosa e azul, o primeiro passo é considerar todas as outras possibilidades de cores, inclusive na mobília. O truque é optar por móveis em tons mais neutros. A cama, por exemplo, pode manter a cor da madeira natural ou  até mesmo carregar a cor branca.

Para sair um pouco dos tons extremamente sóbrios, experimente apostar em uma decoração em cores vibrantesO verde é uma alternativa bem interessante e que pode aparecer tanto nos detalhes da cama quanto no armário ou na escrivaninha.

É preciso ter uma atenção especial também aos detalhes. Os quadros na parede ajudam e valorizar o ambiente e garantir um apelo mais divertido à decoração. No caso de um cômodo unissex, a dica é apostar em molduras pequenas e em tons pasteis.

Caso você não tenha a mínima ideia sobre por onde começar a idealizar um ambiente unissex, invista em quartos temáticos que sigam essa proposta. Se a proposta for um quarto mais moderno, alegre e jovial, a sugestão é optar sem medo pelas cores vibrantes: vermelho, amarelo e laranja são alternativas. A decoração pode contar com imagens bichos da floresta ou brinquedos lúdicos.

Em contraponto, se você que criar um ambiente que não vai precisar ser redecorado à medida que as crianças crescem, também é possível investir em algo clássico, mas com pegada moderna. Os móveis em estilo tradicional ganham cores como branco, bege e cáqui, enquanto as almofadas e tapetes vêm com detalhes em xadrez ou listras.

Truques para criar um ambiente versátil

A criação da atmosfera de um quarto unissex começa nas paredes. Por isso, dê preferência aos tons já mencionadas: branco, bege, amarelo ou verde. Outra alternativa é colocar um papel de parede com desenhos. As prateleiras e nichos para armazenar brinquedos, além de vasos decorativos e porta-retratos também podem aparecer nessas tonalidades.

Caso as crianças queiram dar um toque pessoal ao ambiente, deixe que elas escolham a cor do lençol e os brinquedos que desejam ter ao lado da cama. Também vale adicionar desenhos e trabalhos manuais que os pequenos tenham feito.

Gostou das dicas de decoração infantil? Conseguiu ter inspiração para mobiliar um cômodo unissex? Conte nos comentários. Também aproveite para visitar o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!