Gestante > Gravidez e Filhos

O que você pode aprender em um curso para gestantes

Por Redação Fortíssima 21/04/2016

Para as mamães e os papais de primeira viagem, a gravidez vem cheia de alegrias – mas também cercada de dúvidas. É por isso que muitas maternidades oferecem o curso para gestantes, que proporciona uma abordagem teórica e prática sobre tópicos como amamentação, banhos e troca de fraldas.

Mas vale lembrar que não há um currículo preestabelecido, cada local estabelece quais serão as etapas e as temáticas abordadas. A maioria deles é composto por turmas pequenas, para que todos possam receber atenção. Vale lembrar que as aulas não são apenas para as mulheres.

curso para gestantes

Curso ajuda a esclarecer dúvidas acerca da gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Para que serve o curso para gestantes

Geralmente, os cursos  são elaboradas com base nas principais dúvidas das grávidas: desde a preparação do enxoval até assuntos gerais, como as possíveis mudanças na vida do casal depois do nascimento da criança e os questionamentos sobre depressão pós-parto. Trata-se de um espaço para esclarecer quaisquer inseguranças ou trabalhar dificuldades.

Alguns cursos, inclusive, contam com uma equipe multidisciplinar para atender os participantes. Além de dispor do material teórico, portanto, é possível participar de palestras com médicos obstetras, pediatras e ginecologistas e enfermeiros.

Uma das principais inseguranças das mães, sem dúvidas, é a amamentação. Principalmente porque a maioria das mulheres têm consciência sobre a importância do ato, mas possui receio de não conseguir amamentar direito. Por isso, os cursos fazem um treinamento prático, exemplificando posições, posturas e técnicas ideais.

Outros tópicos abordados envolvem o desenvolvimento gestacional, as mudanças ocorridas no corpo da mulher, os exames pré-natais, o trabalho de parto, a nutrição durante a gestação e os principais cuidados com o bebê, como a vacinação.

É claro que é difícil absorver tanta informação de uma só vez, mas não é necessário se preocupar. A proposta do curso para gestantes é esclarecer as dúvidas e preparar os pais para a chegada de uma criança.

Mas não espere sair dele sabendo tudo. É na prática que você vai descobrir o que é ser mãe ou pai. Lembre-se de que em todas as etapas poderá contar com auxílio médico, caso sinta que é necessário.

Entenda como funcionam os cursos

De modo geral, o curso para gestantes é dividido em módulos. Assim, são realizados diferentes encontros temáticos. No caso daqueles maiores, podem ocorrer cerca de oito encontros. Tudo depende de quando você deseja começar a preparação.

Quem oferece o curso é, normalmente, a própria maternidade do hospital. Por isso, é interessante ficar atento ao processo no local onde você está fazendo o acompanhamento pré-natal. Os custos variam, mas não costumam ser muito altos.

Outra questão interessante é que, para desmistificar conceitos ultrapassados sobre a função do pai em relação aos cuidados com o bebê, os cursos também apresentam abordagem sobre a importância da figura paterna no contexto familiar. Por isso, os homens também podem participar das aulas sem nenhum preconceito.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o curso para gestantes? Deixe um comentário. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o  Fórum de Discussão Doutíssima e troque experiências com outras mamães e papais! Clique aqui para se cadastrar!