Dança > Fitness

Dança espanhola em casal pode trazer benefícios à saúde

Por Redação Fortíssima 22/04/2016

dança espanhola carrega traços bastante particulares e marcantes. Sensualidade, o som dos pés batendo fortemente ao chão e vestidos brilhantes de flamenco não podem faltar. Mas além de envolver com facilidade, o estilo pode trazer inúmeros benefícios aos casais que o praticam.

dança espanhola

A sensualidade está sempre presente. Foto: iStock, Getty Images

Sobre o flamenco

O flamenco é um dos elementos mais característicos da cultura espanhola, especialmente em toda a região sul da Andaluzia. Vinda de populações marginalizadas na Espanha, a dança e a música flamenca marcou as primeiras influências dos gregos e romanos  -e mais tarde de indianos, moros e culturas judaicas.

Com a chegada dos mouros e populações judaicas na Península Ibérica, a já próspera música e dança de Andaluzia começou a ganhar características das populações recém-desembarcadas. Ou seja, o que conhecemos hoje é resultado de uma mistura de elementos e culturas.

Tudo gira em torno da voz do cantor e dos dançarinos apaixonados, que surpreendem o público. Em uma performance de dança espanhola, a bailarina ou bailarino muitas vezes ficam imóveis durante os primeiros momentos de música, para absorver o clima.

Já na sequência, eles lançam passos apaixonados no ritmo da música que está sendo cantada. O papel do dançarino de flamenco é essencialmente interpretar fisicamente as palavras entoadas.

Duetos executados por um homem e uma mulher muitas vezes são as danças de flamenco mais vívidas. Os dançarinos mantêm seus olhos firmemente travados entre si, constantemente e de forma agressiva, para demonstrar momentos de paixão, tensão sexual e emoção.

Benefícios da dança espanhola para casais

Como muitas danças, o flamenco pode ser aprendido em qualquer idade e não requer habilidade. É capaz de ser uma ótima opção para casais que querem uma atividade em conjunto. Veja alguns de seus benefícios:

Melhor comunicação

Para aprender eficazmente e executar qualquer dança, os parceiros devem comunicar-se de forma verbal e não-verbal. É no segundo caso que ambos mais aprendem, pois é preciso entender o outro mesmo sem que ele pronuncie uma única palavra.

Trabalho em equipe

A maioria dos casais sabe que esse tipo de atividade pode ser um desafio. Isso porque precisam trabalhar em conjunto para aprender e executar os passos. Não é o suficiente um parceiro entender e executar a rotina perfeitamente. Ambos precisam de ser capazes de fazer isso simultaneamente.

 

Felicidade na relação

Um estudo do Journal of Personality and Social Psychology mostra que casais que têm um desafio físico excitante juntos relatam que se sentem mais satisfeitos com seus relacionamentos e no amor.

Vida sexual

Como esse tipo de dança requer muito charme e sensualidade, pode ajudar a melhorar o sexo e despertar novas fantasias. Os olhos nos olhos e toda a sedução são capazes de ser extremamente excitantes. Vale experimentar.

E você, o que acha da dança espanhola? Deixe o ritmo contagiar o seu relacionamento. Quer saber mais opiniões sobre o assunto? Acesse o Fórum de Discussão Doutíssima e inicie um tópico! Clique aqui para se cadastrar!