Bem-Estar > Motivação

Desenvolva competências para alcançar objetivos

Por Ludmilla Torres 27/04/2016

Já dizia Charles Darwin: “a sobrevivência não vai para o mais forte ou mais inteligente, mas para aquele que é o mais adaptável às mudanças. ”

Com o cenário de mudanças que estamos passando de tempos para cá, quem não dançar conforme a música sofrerá sérias consequências. Existe uma forte demanda de exigências para que possamos alcançar objetivos atualmente, principalmente pelo cenário de crise que estamos vivenciando.

alcançar objetivos

O coaching pode ajudar você a alcançar objetivos indicando que competências você deve ter. Foto: iStock/GettyImages

Como alcançar objetivos

A competitividade das organizações e a necessidade de transformação constante, faz com que nós busquemos desenvolver competências e habilidades necessárias e, assim, sairmos desta crise mais fortalecidos e principalmente vivos! Isso não é um exagero. Precisamos nos desenvolver para ter a nossa vantagem competitiva. Portanto existem quatro fatores por onde podemos começar:
•    Estabeleça seu objetivo. Tenha clareza.
•    Descreva os passos para alcança-los. Pergunte-se: Esse passo realmente é necessário? Ele pode ser feito mais rápido ou com mais eficiência?
•    Verificar as competências e habilidades que serão necessárias. Pergunte-se: Que habilidades preciso usar ou desenvolver para ter mais assertividade?
•    Entre em ação. Pergunte-se: Há algum obstáculo interno (que vem de mim), ou externo (que vem de fora) para a realização desta ação? Qual seria? Como superar?

O autodesenvolvimento é um forte aliado. Saber nossos pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos é o primeiro passo. Invista no aprendizado contínuo. Faça cursos, se mantenha atualizado na sua área de atuação e no mercado de uma forma geral e mantenha o hábito da leitura.

Aprenda com as pessoas mais experientes que você. Observe suas habilidades, suas competências e seu comportamento. Assim você amplia a visão que tem sobre si, sobre seu trabalho e sobre como contribuir ainda mais com você e a sua empresa. Procure profissionais que possam te ajudar nesse processo. O coaching é um exemplo.

O processo de coaching tem como objetivo elevar a performance do indivíduo, time ou empresa. Você conhecerá as ferramentas e a metodologia que auxiliam na melhoria de relacionamentos, autoconfiança, superação de obstáculos, resoluções de problemas e direcionamento para realizar e conquistar objetivos.

Prepare-se para mudanças positivas

E a medida que você evolui nesta caminhada do crescimento contínuo, desenvolvendo habilidades e competências, haverão pequenas mudanças de hábitos que farão toda a diferença.
-Vão existir coisas que fará mais
-Coisas que fará menos
-Coisas que começará a fazer
-Coisas que deixará de fazer
Eleve sempre a sua expectativa. Isso aumentará seu otimismo e esperança em sua capacidade de realizar. Quando você desenvolve as competências necessárias, sua performance também se eleva. Com isso, haverá um aumento dos níveis de prazer, felicidade e bem-estar. Além dos benefícios pessoais essa transformação irá “sacudir” a sua vida profissional. Experimente!

Ludmilla Torres é Corporate Partner da Sociedade Brasileira de Coaching, especializada nas áreas de Positive e Business Coaching pela instituição. Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge, atua com técnicas altamente especializadas na mudança de crenças, sentimentos e padrões bloqueadores. Foi gerente de contas de alto escalão no setor financeiro. Atualmente trabalha como coach, gerando resultados maximizados em comportamentos pessoais e empresariais.

Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar suas opiniões e experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!