Bem-Estar > Zen

Virada Zen: evento oferece 700 atividades gratuitas em SP

Por Redação Fortíssima 28/04/2016

Que tal dar uma pausa na rotina, deixar de lado o estresse e relaxar? Se você mora em São Paulo, o final de semana vai ser cheio de atrações que podem ajudar. Desde o dia 25 de abril acontece na cidade a primeira edição da Virada Zen, que se estende até o próximo domingo, dia 1º de maio. 

O evento oferece cerca de 700 atividades gratuitas, incluindo shows, palestras, oficinas, terapias, música, aulas e até bloco de carnaval – em mais de 200 locais em São Paulo. Tudo com o objetivo de promover a paz social por meio da integração com a cidade, da consciência individual e coletiva e, claro, dos cuidados com a mente, o corpo e a alimentação.

Virada Zen

O Parque Ibirapuera vai ser palco de diversas das atividades. Foto: iStock, Getty Images

Programação da Virada Zen

A primeira edição do evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).  Se você gostou da ideia, vale ficar atento ao extenso cronograma de atividades, além dos locais e horários exatos de cada uma das atrações.

28 de abril (quinta-feira)

As aulas de ioga estão entre as principais atrações da quinta-feira. No estúdio Lotus Godiva, localizado na Rua da Mooca, número 4707, a última sessão do dia ocorre às 20h. No Centro Comunitário Vila Madalena serão ofertadas práticas de ioga da linha Shrivivek, também com sessão às 20h. Outros locais podem ser conferidos no site.

O dia contará ainda com palestras sobre sabedoria, harmonia e equilíbrio interior. Ocorre ainda a organização de diversos espaços para a prática da meditação coletiva.

29 de abril (sexta-feira)

Quem quiser praticar ou conhecer a ioga pode visitar diferentes centros espalhados pela cidade. Todas as sessões, com horários e endereços, estão disponíveis para consulta no site. Haverá também encontros de meditação no Centro de Meditação Kadampa Brasil Mahabodhi, às 15h30 e às 20h.

Vale ainda conferir a palestra Vida Zen e Feng Shui e a energia da Prosperidade e, para quem gosta de música, o Concerto Meditativo – Experiência de imersão sonora. Todos os detalhes estão no site do evento.

30 de abril (sábado)

A maioria das atividades será no Parque do Ibirapuera. Haverá grupos de meditação, ioga (para adultos e crianças), massagens e workshops. A programação começa de manhã, por volta das 9h30, e segue à tarde, até perto das 17h.

1º de maio (domingo)

É no feriado que acontece um ciclo de palestras no formato TEDTalks, com o tema Como viver em harmonia na cidade, às 10h, no Museu de Arte Moderna. Os amantes da música também podem ficar antenados nas atividades do dia: no Museu da Casa Brasileira haverá um show de jazz meditativo a partir das 16h30.

Entenda a proposta do evento

O estresse afeta a qualidade de vida e está associado a uma série de problemas – desde gastrites até um possível quadro de insuficiência cardíaca. Segundo dados do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), 32% da população adulta sofre dele. É daí que surge a ideia de promover a Virada Zen.

“A proposta é conectar as pessoas e os espaços empenhados em difundir tolerância, autoconhecimento e qualidade de vida, em escolas, templos, espaços culturais e parques, todos em busca de caminhos edificantes para as relações humanas”, explica a publicitária Mariana Amaral, uma das idealizadoras.

O fator zen está diretamente relacionado ao bem-estar. Há centenas de pesquisas científicas que identificaram os benefícios desta cultura e suas práticas. Menos estresse e ansiedade, diminuição dos vícios e melhora da integração social estão na lista.

E aí, ficou a fim da participar da Virada Zen? Pode ser uma ótima oportunidade para curtir com a família ou até mesmo individualmente. Depois deixe o seu comentário e nos conte como foi.