Filhos > Gravidez e Filhos

Aprenda a montar uma cabaninha infantil estilo oca

Por Redação Fortíssima 30/04/2016

No imaginário das crianças, qualquer ambiente pode se transformar em algo mágico. É por isso que a cabaninha infantil tem um apelo tão significativo para os pequenos: ela representa um refúgio, aquela passagem para um universo secreto em que tudo pode acontecer. Para os papais, porém, montar a estrutura nem sempre é fácil.

Travesseiros, cobertas e lençóis: na hora de erguer a casinha, todos esses elementos viram objetos de construção. Mas não precisa necessariamente ser assim. Com algumas dicas, é possível montar uma versão esteticamente mais bonita e com apelo rústico, que pode até fazer parte da decoração do quarto dos pequenos.

cabaninha infantil

Oca de madeira também é elemento rústico de decoração. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo da cabaninha estilo oca

Dentro de uma cabana, a criatividade dos pequenos flui, permitindo que eles inventem as mais diferentes brincadeiras e alternativas para se divertir. Portanto, nada melhor que garantir um espaço aconchegante para isso. A cabaninha estilo oca é uma boa opção, pois é fácil de montar e fica muito charmosa.

Confira os materiais necessários e as etapas para erguer a cabana – na sala, no quintal, no quarto ou onde você preferir – e divertir os seus filhos:

Materiais

Corda fina

6 varetas de madeira, com cerca de 1,60m de comprimento

Tecido branco

Grampeador para madeira e grampos

Fita métrica

Tesoura

Como montar

  1. Comece juntando todas as varetas de madeira, com o auxílio da corda fina. A ideia é colocar as seis pontas unidas no topo, amarrando a parte de cima com a corda. Assim, você forma a base da cabana, como uma oca de índio. Se precisar de algo maior, basta usar estacas maiores e deixá-las mais inclinadas.
  1. Em seguida, utilize a fita métrica para medir quanto tecido será necessário para cobrir as varetas. Recorte ele neste tamanho – sem esquecer de deixar uma sobra para a porta.
  1. Logo após, com o auxílio do grampeador, fixe o tecido nas varetas de madeira. Lembre-se de deixar a parte da frente da cabana com uma pequena abertura, que será a porta de entrada e saída do universo mágico das crianças.  

Como decorar a cabaninha infantil

Com a estrutura pronta, é hora de deixar a criatividade fluir na decoração da cabaninha infantil. Ela pode ter a cara que os seus filhos quiserem. Os pequenos podem, inclusive, auxiliar na decoração. Uma dica para alegrar a oca é deixar que eles façam os desenhos de suas mãos no tecido com tinta colorida, garantindo uma aparência toda original à peça.

Para dentro da cabana, as crianças podem levar brinquedos e folhas para colorir. Uma boa sugestão para garantir o conforto é colocar almofadas e um tapete dentro do espaço. Ursinhos de pelúcia também ajudam a deixar a parte interna ainda mais fofa e lúdica.

Se as crianças quiserem brincar na cabaninha à noite, há uma alternativa simples para deixar o espaço infantil ainda mais mágico. Basta colocar aquelas luzinhas de natal – que sempre ficam guardadas o ano inteiro – no chão ou no teto da oca. O resultado é muito charmoso.

Também vale decorar a peça de acordo com a ocasião. No mês de junho, por exemplo, a sugestão é recortar e colocar algumas bandeirinhas na oca, por conta do São João. Quando o assunto é cabaninha, o mais importante é soltar as asas da imaginação.

E aí, gostou da ideia para construir uma cabaninha infantil? Deixe o seu comentário e nos conte como ficou o resultado.