Beleza > Unhas

Você sabe como fortalecer as unhas? Confira mitos e verdades

Por Redação Fortíssima 10/05/2016

Mãos bonitas são credenciais de elegância e estilo. Mas não basta apenas manter a manicure em dia. É necessário aprender como fortalecer as unhas para que estejam sempre lindas – com ou sem esmalte. 

O primeiro passo é rever práticas que podem ser nocivas e procurar evitá-las. Mas se as suas já estiverem muito danificadas, também não há motivo para desespero. Nada que alguns cuidados adicionais não ajudem a resolver.

como fortalecer as unhas

Unhas saudáveis demandam hidratação e cuidados de manutenção. Foto: iStock, Getty Images

Mitos e verdades sobre a saúde das unhas

Para compreender se você anda cuidando bem das unhas, vale antes desmistificar alguns conceitos. Veja o que as dermatologistas Thaís Jerez e Tatiana Jerez esclarecem e reveja seus hábitos.

  1. Tirar as cutículas faz mal às unhas

Verdade. A cutícula é uma proteção natural e o ideal é mantê-la para evitar a infiltração de água e fungos nas unhas. Sua retirada é um hábito bem comum das brasileiras e não é recorrente em outros países.

  1. Não há problema em esmaltar as unhas toda semana

Mito. Assim como a pele, as unhas também precisam de hidratação. O uso constante do esmalte impede a penetração dos produtos hidratantes e ainda resseca e enfraquece as unhas.  O ideal é removê-lo até dois dias antes de uma nova esmaltação, aproveitando o intervalo para investir na aplicação de cremes e óleos.

  1. Unhas postiças são prejudicais

Verdade. A cola utilizada não só fragiliza a lâmina da unha, como também pode causar alergias e sensibilização nas cutículas. A remoção mecânica e rápida ainda pode levar ao descolamento das unhas naturais.

Dicas de como fortalecer as unhas

Caso suas unhas já estejam danificadas, saiba que inserir alguns cuidados práticos na rotina podem ajudar no tratamento. Por exemplo, utilize diariamente um creme nas cutículas, para fortalecer a proteção. A aplicação de cremes e óleos em toda a região das mãos também é indicada, principalmente nas temperaturas frias.

Lembre-se também de sempre proteger as mãos ao realizar atividades domésticas como lavar louça ou manusear produtos de limpeza. Além de estragar o esmalte, os detergentes deterioram as unhas e favorecem o surgimento de micoses, que podem causar sérios danos.

Na hora de pintá-las, vale contar com uma dica básica para que elas permaneçam fortalecidas: sempre aplique uma base antes do esmalte. Ela ajuda na proteção contra os pigmentos mais nocivos, que assim não ficam em contato direto com a unha. Isso também contribui para maior durabilidade da cor.

Considerando que a beleza sempre começa de dentro para fora, a sua própria alimentação tem papel fundamental no fortalecimento das unhas. Procure incluir alimentos ricos em vitamina C no cardápio (morango, laranja, limão, pimentão amarelo, brócolis) e beba sempre bastante água. Os reflexos positivos vão aparecer.

Gostou das dicas de como fortalecer as unhas? Deixe um comentário.