Beleza > Pele

Aprenda como retardar o envelhecimento da pele

Por Redação Fortíssima 17/05/2016

Se o seu objetivo é manter uma pele sempre jovial, ficar atenta sobre como retardar o envelhecimento desde já é a melhor alternativa. Redobrar os cuidados com o corpo antes de atingir a terceira idade não tem nada a ver com neurose ou vaidade em excesso: é uma questão de saúde e estética, que reflete diretamente na autoestima.

“Se a mulher se programa para fazer tanta coisa hoje em dia, então por que ela não pode se planejar para tratar da própria beleza antes que a flacidez, as rugas e as manchas deem as caras?”, questiona a dermatologista Claudia Marçal.

Como retardar o envelhecimento: veja dicas

Segundo a especialista, os cuidados relacionados à prevenção podem ajudar a evitar que, futuramente, você tenha que gastar excessivamente com produtos anti-idade ou intervenções faciais. Em outras palavras, retardar o envelhecimento permite que você encare a passagem dos anos de forma muito mais natural.

Mas como fazer isso? É simples. A melhor forma de minimizar o processo de oxidação da pele é tomar pequenos cuidados no dia a dia – que fazem toda a diferença ao longo dos anos. Veja três hábitos podem ajudar:

Usar filtro solar

Mesmo diante de poucos minutos de exposição aos raios ultravioleta, sua pele já começa a envelhecer. Considerando que a radiação está presente todos os dias – seja inverno ou verão -, a proteção solar se torna indispensável. Uma vez que os danos atingem as células, não há como reverter esse processo.

Por isso, acostume-se a sempre passar filtro antes de sair de casa. O fator de proteção solar deve ser sempre de 30 ou mais. Reaplique o produto a cada duas horas. Se você costuma usar maquiagem, uma alternativa é escolher um cosmético funciona como base e ainda protege a pele.

Limpar e hidratar a pele

Lembre-se de retirar a maquiagem diariamente, para que os poros da face estejam sempre livres de resíduos – tanto de cosméticos quanto de poluição. Aposte também em hidratantes faciais, especialmente nas regiões mais propensas ao envelhecimento, como ao redor dos olhos. Produtos que contêm ureia costumam ser bastante indicados.

Beber bastante água

Com o passar dos anos, o corpo humano tende a perder água. Por isso, se o objetivo é manter uma pele jovial, é sempre importante repor esse líquido no organismo. Isso ajuda a evitar o aspecto ressecado e opaco característico do envelhecimento. Beba, no mínimo, dois litros de água diariamente.

Como retardar o envelhecimento

Beber bastante água ajuda a manter a beleza da pele. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação ajuda a evitar o envelhecimento precoce

Conforme garante a dermatologista Érica Monteiro, a alimentação é capaz de interferir na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce.

É por isso que manter uma dieta saudável também ajuda a desacelerar o processo de oxidação do organismo e é uma das dicas de como retardar o envelhecimento da pele sem o uso de produtos milagrosos.

“Apesar de termos enzimas antioxidantes que neutralizam esses radicais livres, elas sozinhas não dão conta do trabalho, principalmente se tivermos uma série de maus hábitos à mesa, noites mal dormidas, álcool, cigarro e sol em excesso”, informa a especialista.

Ela assegura que ao readequar os hábitos alimentares, reduzindo em cerca de 30% o consumo total de calorias diárias, é possível estender a vida por mais de uma década e ganhar em qualidade. Para isso, Érica recomenda incluir os seguintes elementos no cardápio:

  • Aveia

Rica em vitaminas B1 e B2, que fazem bem à pele, e silício, importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele.

  • Azeite extravirgem

Com antioxidantes e vitaminas A, D e E, le ajuda a retardar o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.

  • Cenoura

Essencial para manter a integridade das células da pele, especialmente por conter altas quantidades de vitamina A. Já o betacaroteno consiste num fotoprotetor natural.

  • Frutas cítricas

Com altas quantidades de vitamina C, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e auxiliar na produção de colágeno, mantendo a pele firme.

  • Frutas vermelhas

Contêm antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas.

  • Linhaça

O zinco auxilia na síntese do colágeno, dá sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.

  • Salmão

Rico em ômega 3, que combate as reações inflamatórias do organismo.

  • Tomate

Possui licopeno e vitamina C, que retardam o envelhecimento da pele. Já o magnésio e o sódio ajudam no combate à flacidez.

E aí, o que achou das dicas sobre como retardar o envelhecimento da pele? Conte para a gente nos comentários.