Exercícios > Fitness

Conheça 4 dicas de treino funcional para fazer em casa

Por Redação Fortíssima 23/05/2016

Está sem tempo para ir na academia? Isso não é desculpa para ficar parada. Com algumas dicas de treino funcional, por exemplo, você pode praticar exercícios no conforto da sua casa e melhorar o seu condicionamento físico. É fácil e ainda colabora para manter a saúde em dia- bem longe do sedentarismo.

Por que o treino funcional é uma boa opção?

Se você é uma corredora de maratona, empresária ou dona de casa, um treinamento funcional pode ser uma ótima pedida. Esse tipo de treino tem suas origens na reabilitação, em que fisioterapeutas usam exercícios que imitam movimentos que o corpo faz cotidianamente.

Os exercícios vão treinar seus músculos para trabalhar juntos e prepará-los para as tarefas diárias. Tudo acontece através da simulação de movimentos comuns, que você pode fazer em casa, no trabalho ou no esporte.

De acordo com resultados de um pequeno estudo do Conselho Americano no Exercício, adultos que seguiram um programa funcional durante quatro semanas experimentaram mais melhorias do que aqueles que fizeram uma rotina de exercícios tradicional.

Dicas de treino funcional

O treino funcional pode ser realizado em qualquer lugar. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de treino funcional para colocar em prática

Se você não faz exercícios há um bom tempo, procure seu médico para verificar suas condições físicas e de saúde. Aproveite e anote algumas dicas de treino funcional básico para iniciantes.

  1. Agachamento com bola

Ele fortalece pernas, glúteos, costas, braços e ombros. Mantenha seus pés afastados, segurando uma bola suíça na frente do corpo com as duas mãos. Agache mantendo a cabeça erguida e as costas retas. Retorne à posição inicial e levante a bola sobre sua cabeça. Realize três séries de 10 repetições.

  1. Extensão do quadril

Melhora seu equilíbrio e coordenação, bem como fortalece a parte superior, média e inferior de costas, ombros, glúteos e pernas.  Fique em pé, segurando um haltere em cada mão. Estenda a perna direita para trás e coloque seus dedos do pé no chão, mantendo a sua perna direita em linha reta. Incline-se ligeiramente para a frente.

Levante a perna direita para trás, levando seu peito em direção ao chão, e leve os braços esticados na mesma direção, formando um T com seus ombros.  Retorne à posição inicial. Repita 10 a 15 vezes para cada perna.

  1. Alongamento diagonal

Fique em pé, segurando uma bola suíça em seu peito com as duas mãos. Levante a bola na diagonal à direita, endireitando seus braços enquanto estende a perna esquerda para o lado, fazendo uma linha diagonal a partir da bola para os dedos dos pés. Retorne a posição inicial. Repita 10 a 15 vezes para cada perna.

  1. Afundo

Vai melhorar sua postura, reforçar os músculos em seus ombros, braços e meio das costas, além de tonificar e fortalecer as pernas e melhorar a flexibilidade do quadril.  Segurando um peso em cada mão, dê um passo para frente com o pé direito, mantendo os calcanhares no chão e os pés apontando para a frente.

Flexione o joelho direito e deixe os braços perpendiculares ao chão, mantendo as costas retas. Retorne à posição inicial. Repita 10 a 15 vezes para cada perna.

E aí, anotou as dicas de treino funcional? Agora é só colocar em prática. Também aproveite para conferir mais dicas fitness que o Doutíssima traz para você todos os dias.