Nutrição > Receitas > Sem Lactose

Sorvete sem lactose é opção para dieta restritiva

Por Redação Fortíssima 25/05/2016

Queijo, pão, requeijão, manteiga, pudins e sorvete. Esses são apenas alguns dos exemplos de produtos que têm leite em sua composição. Se você sofre com a intolerância à proteína desse alimento, no entanto, é necessário fazer adaptações nas receitas. Que tal, por exemplo, aprender a preparar um sorvete sem lactose?

Sorvete sem lactose

Capriche na hora de servie essa delícia. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a preparar sorvete sem lactose

Para evitar os desconfortos causados pela intolerância à proteína do leite, não é necessário deixar de saborear sobremesas deliciosas. Confira os ingredientes que irá usar na receita de sorvete sem lactose.

Ingredientes

400 ml de leite de coco

200 ml de leite de arroz ou outro leite vegetal

1/2 xícara de açúcar demerara

2 gemas de ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

3 colheres de chá de raspas de limão siciliano

3 colheres de chá de suco de limão siciliano

2 colheres de sopa de chia em gel (opcional)

2 colheres de sopa de óleo de canola

2 bananas maduras

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo

Você deve colocar o leite de coco em um recipiente e levar ao freezer. Deixe congelar por 20 minutos. É o tempo que leva para as bordas ficarem congeladas. Em outro recipiente, coloque uma colher de chia em gel e ¼ de xícara de água. Deixe descansar por 10 a 15 minutos e depois mexa. As sementes estarão envolvidas em uma camada de gel. Reserve.

Para caramelizar as bananas terá que picá-las. Em uma frigideira, coloque o açúcar mascavo e deixe derreter, só depois desse processo acrescente os pedaços de banana. Quando estiverem caramelizadas, coloque em outro recipiente.

O próximo passo é retirar o leite de coco do freezer e bater com um mixer até ficar no ponto de chantilly. Feito isso, acrescente os ovos e bata um pouco mais. Adicione as raspas de limão, mais duas colheres de chia em gel e óleo de canola. Misture até ficar com aparência homogênea.

Bata até formar um creme gelado e consistente. O último passo é acrescentar as bananas, que ajudam a dar liga, e levar ao freezer por oito horas, até adquirir a consistência ideal. pronto, saboreie.

A intolerância à lactose no Brasil

A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir a proteína do leite. Essa deficiência é causada pela dificuldade ou ausência da enzima lactase, responsável em decompor a lactose no intestino delgado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 37 milhões de brasileiros acima de 15 anos de idade sofrem com algum grau de intolerância à lactose no país. Essa deficiência pode causar dores e distensão abdominal, náuseas, irritação intestinal, gases e até diarreias.

É exatamente por todos esses desconfortos causados pela intolerância que é tão importante procurar receitas alternativas, que possam ajudar o paciente a ter uma qualidade de vida melhor. Vale experimentar.

E aí, o que achou da receita de sorvete sem lactose? Está aprovada? Deixe a sua opinião nos comentários.