Filhos > Gravidez e Filhos

Veja o passo a passo para confeccionar uma pipa de papel

Por Redação Fortíssima 30/05/2016

Papagaio, pandorga, raia, curica, cafifa: todas essas nomenclaturas servem para identificar um brinquedo comum em diferentes cantos do Brasil, a pipa de papel. Antes da era dos tablets, celulares e videogames, ela era a preferência da criançada. Que tal inovar no fim de semana e fazer um programação ao ar livre junto de seu filho?

Montar uma pipa é tarefa fácil. Vale contar com a ajuda dos pequenos na hora de confeccionar o brinquedo – o que certamente vai torná-lo ainda mais especial. Ele pode ser decorado até mesmo com desenhos e colagens, para que fique mais personalizado. Os amigos também podem ajudar e se divertir no processo.

Pipa de papel

Pipa é opção para se divertir no fim de semana. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo da pipa de papel

Acredite, em menos de cinco minutos você pode criar uma pipa de papellinda e que realmente consiga voar. Para começar, vai precisar ter em mãos uma folha A3 ou cartolina. É necessário também contar com uma régua, um lápis, barbante, fita adesiva, palito e um furador. Depois, é só seguir as etapas:

  1. Coloque o papel na posição horizontal e, em seguida, dobre-o ao meio, juntando ambas as pontas.
  1. Marque um ponto na borda superior que esteja a 1,2cm do centro da folha.
  1. Marque um ponto na borda inferior da folha, que esteja entre 1,2 e 7,5 cm do outro lado – dependendo do tamanho que você quer que tenha a asa.
  1. Trace uma linha com o lápis entre ambos os pontos marcados e dobre o papel por toda sua extensão.
  1. Aperte a primeira dobra e pressione o centro para mantê-la fechada enquanto você dobra as asas ao longo de uma segunda dobra – criando assim o formato da pipa.
  1. Passe uma fita adesiva ao longo da junção das dobras ou grampeie ambas as pontas para prender.
  1. Pela extensão das asas da pipa, prenda um canudo ou palito com fita adesiva para fixar bem. Deve ficar na posição horizontal, alinhado com as pontas laterais.
  1. Use um furador para criar um furo na aba inferior. Ele deve estar a, aproximadamente, um terço de distância do topo da pipa.
  1. Amarre o barbante da pipa através do furo. Faça um nó firme.
  1. Cole a cauda próxima ao barbante, que pode ser feita com tiras de jornal ou uma sacola plástica repicada.
  1. O toque final é a decoração: solte a criatividade e adicione paetês e purpurina para enfeitar a pipa. As crianças podem fazer desenhos com canetas coloridas.

Cuidados ao empinar pipa

Soltar pipa é uma brincadeira divertida, mas que exige atenção. É preciso evitar ambientes em que haja rede elétrica por perto, pois o contato pode ocasionar interrupções no fornecimento de energia e até mesmo provocar incêndios e acidentes graves.

Caso a pipa fique presa, não tente recuperá-la. Não suba em telhados, postes ou torres de transmissão. Ao primeiro sinal de tempestade, interrompa a brincadeira. Recolha a pipa que, nesta situação, funciona como para-raios, conduzindo energia. Também fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas.

E aí, conseguiu montar a sua pipa de papel? Agora é só aproveitar a brincadeira com as crianças.