Beleza > Pele

Ginástica facial ajuda a prevenir rugas e renovar a pele

Por Redação Fortíssima 09/06/2016

Se as linhas de expressão nem apareceram e você já está pensando em métodos para combatê-las, saiba que a ginástica facial pode ajudar. Essa técnica rápida e recomendada por dermatologistas é capaz de melhorar a sustentação da pele e promover o fortalecimento da musculatura espalhada por todo o rosto.

Para Valeria Campos, dermatologista e assessora do departamento de laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a técnica é para o rosto o que a musculação representa para o corpo. “Ela atua em determinados casos na prevenção ou até conquista de músculos mais firmes”, explica a profissional.

Ginástica facial

Os movimentos da ginástica facial devem ser praticados diariamente por 20 minutos. Foto: iStock, Getty Images

Tudo sobre a ginástica facial

Ao contrário do que muitos pensam, a ginástica facial que imita expressões naturais do ser humano não é a ideal. “Ela traz muito pouco benefício em termos de firmeza muscular e estimula o aparecimento das conhecidas rugas de expressão, que só podem ser tratadas por meio de aplicações de toxina botulínica”, comenta.

Já a ginástica facial orientada por um médico, capaz de avaliar as áreas de mais fraqueza muscular e definir exercícios específicos, é muito útil para a prevenção da flacidez. Para a dermatologista, o especialista deve ser consultado a cada seis meses, justamente para acompanhar os resultados e fazer eventuais ajustes.

O ideal é praticar a ginástica facial desde os 25 anos idade. Os movimentos devem ser executados diariamente por até 20 minutos. Cada exercício é escolhido de acordo com as particularidades e características da paciente. 

Não é necessário manter regularidade de horário. Os exercícios que foram interrompidos podem ser realizados a qualquer momento, já que a musculatura facial não requer aquecimento. “Inicialmente, deve ser feito em frente do espelho, depois pode ser feito até no carro”, lembra Valéria.

Atitudes que contribuem

A ginástica facial pode até ajudar, mas não pode ser uma atitude isolada. “A toxina botulínica deve ser iniciada antes da ruga se instalar, por volta dos 30 anos”, indica. O dermatologista também deve indicar produtos e medicamentos que podem melhorar o aspecto da pele e prevenir o surgimento de sulcos.

A mulher que está preocupada com o surgimento de linhas de expressão precisa manter cuidados diários. Produtos como sabonete, tônico, creme hidratante e protetor solar devem ser aplicados pela manhã e à noite. Todos eles, é claro, com a indicação de um dermatologista.

Os procedimentos estéticos, a exemplo da aplicação de toxina botulínica, peelings, preechimentos e outros métodos também podem contribuir para a melhora do aspecto facial e a prevenção de rugas. Converse com o especialista para encontrar as técnicas mais adequadas para o seu caso. Nada de seguir as recomendações de amigas ou familiares.

E aí, anotou as dicas de ginástica facial? Converse com o seu médico e comece agora mesmo.