Beleza > Estética

Argila branca é aliada para cuidar da pele e dos cabelos

Por Redação Fortíssima 14/06/2016

É comum apostarmos em cosméticos caros e com fórmulas tecnológicas, que prometem excelentes resultados. Mas muitos dos ingredientes encontrados nesses produtos também podem ser facilmente adquiridos separadamente, como é o caso da argila branca.

Há vários tipos de argilas, cada uma com suas particularidades. A quantidade de minerais – como magnésio, cálcio e alumínio – varia entre uma e outra e é a proporção dos elementos que altera a coloração. A branca é rica em partículas de silicato e alumínio e seu pH é o que mais se aproxima ao da pele humana.

Argila branca

Argila branca hidrata, nutre e revitaliza a pele. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da argila branca

A argila branca possui uma lista de benefícios, portanto pode ser aplicada com diferentes finalidades. Ela é conhecida, principalmente, por seu poder cicatrizante, que ajuda a suavizar e hidratar a pele. Suas propriedades antissépticas também são indicadas para epidermes muito irritadas.

Para quem busca reduzir os sinais da idade, a argila branca também tem serventia. Por conter minerais como cobre, zinco, magnésio, cálcio e potássio, ela apresenta ação remineralizadora e catalisa as reações metabólicas do organismo. Na prática, isso contribui no tratamento das rugas e linhas de expressão.

Até mesmo no combate às temidas espinhas ela pode ser uma excelente aliada. Suas partículas apresentam ação adstringente que auxilia na remoção da oleosidade em excesso e, consequentemente, atua na prevenção da acne. A sensação é de uma pele mais fresca e limpa.

É válido mencionar ainda que a argila é eficaz para clarear os famosos melasmas decorrentes da exposição ao sol. Seja para usufruir desse benefício ou simplesmente para hidratar e esfoliar a pele, vale experimentar o tratamento e aplicar o produto no rosto – e até no restante do corpo. Trata-se de um verdadeiro desintoxicante natural.

Além de beneficiar o corpo, a argila branca pode auxiliar na recuperação dos cabelos. Se você fizer uma máscara com o ingrediente, aproveite para aplicar também nos fios. É ideal para quem está com as pontas ressecadas devido às químicas ou ao uso de chapinha, secador ou babyliss.

Aprenda a fazer uma máscara de argila

Se você já ficou empolgada com os benefícios da argila branca, vai ficar ainda mais ao descobrir como é fácil fazer uma máscara de hidratação a partir do ingrediente. Ele pode ser adquirido com consistência em pó em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Com a argila em mãos, basta misturar um pouco do produto com água, óleos essenciais ou soro fisiológico em um recipiente não metálico. Depois, basta mexer até que forme uma pasta. Aplique no rosto limpo ou nos cabelos e deixe agir por até 30 minutos. Por fim, lave a pele com água morna e pronto, é só curtir os resultados.

Gostou das dicas? Também é adepta da argila branca? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o artigo.