A atividade física não tem por objetivo somente garantir boa forma. Adeptos dos exercícios sabem que a endorfina liberada também provoca uma sensação incomparável de bem-estar. Se o objetivo for aproveitar os minutos de academia para extravasar, uma ótima alternativa é apostar nas lutas. Mas será que muay thai emagrece?

A resposta é positiva. Várias famosas estão aí para estampar os benefícios da modalidade, que ajuda a queimar calorias e, de quebra, a tonificar diferentes músculos do corpo. Nomes como Sabrina Sato, Fernanda Souza, Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme são apenas alguns exemplos de que o muay thai emagrece e é um ótimo aliado da saúde.

muay thai emagrece
Sabrina Sato. Foto: Instagram, Reprodução

Entenda por que muay thai emagrece

Os treinos de muay thai, arte marcial tailandesa, envolvem tudo que uma boa luta pede: chutes, socos, cotoveladas e  joelhadas. Portanto, trata-se de uma aula agitada. A queima de calorias começa já no aquecimento, que envolve corrida, polichinelos, saltos, flexões, abdominais e outros movimentos de alta frequência.

Na atividade, são misturados exercícios aeróbicos e técnicos, o que promove não somente a melhora do condicionamento, mas também de habilidades relacionadas à flexibilidade, concentração e agilidade. Muitas pessoas, inclusive, enxergam o muay thai também como uma alternativa para aprender mecanismos de defesa pessoal.

Em relação aos músculos, o esporte auxilia na tonicidade e é uma opção ideal para quem deseja emagrecer. Chutes e socos fortalecem braços, abdômen, pernas, ombros e costas – uma ótima notícia para quem tem por objetivo ganhar força e definição. O esforço intenso exigido na aula também ajuda a secar as gordurinhas.

Ou seja, o muay thai melhora o condicionamento físico como um todo. Com o tempo, o praticante poderá se sentir mais apto para realizar agachamentos, flexões de braço e abdominais, além de corridas e trotes sem fadiga ou cansaço precoce.

É interessante lembrar que ninguém precisa ser expert em lutas para aderir às aulas. A modalidade também pode ser praticada por iniciantes, que vão evoluir ao longo do tempo. Dependendo da intensidade, uma aula chega a queimar até 1.000 calorias. A média fica em cerca de 750 e 800 calorias para 90 minutos de atividade.

Embora não existam contraindicações para o muay thai, o ideal é consultar um médico antes de iniciar a prática, para confirmar se você não possui algum tipo de lesão ou condição que possa ser agravada com os movimentos. É importante também procurar um professor qualificado.

Celebridades adeptas da modalidade

Se você entrar na conta do Instagram de personalidades como Milena Toscano, Giovanna Ewbank, Deborah Secco e Sthefany Brito, por exemplo, vai se deparar com tanquinhos delineados e corpos tão sarados que chegam a impressionar. O que todas elas têm em comum? São adeptas do muay thai.

Sim, as celebridades já declararam abertamente seu amor pelas lutas. Para quem não tem paciência para os treinos convencionais de academia, essa pode ser uma boa pedida e a sua chance de ficar longe do sedentarismo.

E você, vai experimentar? Deixe um comentário e nos conte o que achou sobre este artigo.