Nutrição > Receitas > Sem Lactose > Slider Home

Prepare receita de churros zero lactose e glúten

Por Redação Fortíssima 15/06/2016

A receita de churros está mais do que na moda. O doce virou hit gastronômico e ganhou versão gourmet. Adorado pelo Chaves, o personagem da série de televisão mexicana, e um clássico dos parques de diversão, o lanche com casca crocante e recheio cremoso pode ser preparado com ingredientes mais leves.

Para que sofre com a intolerância à lactose, que tal conferir um alternativa que pode fazer parte da dieta? Ainda assim, vale lembrar que essa delícia deve ser consumida com moderação. Consuma apenas uma porção pequena por semana. Essa é a quantidade necessária para acabar com o desejo e não trazer prejuízos à saúde.

Receita de churros

A receita de churros pode ser servida com doce de leite ou leite condensado sem lactose. Foto: iStock, Getty Images

Receita de churros zero lactose

Ingredientes

150 ml de água

150 ml de leite de amêndoas

2 colheres de sopa de manteiga ghee

½ xícara de farinha de arroz

¼ de xícara de farinha de grão de bico

¼ de xícara de farinha de linhaça

¼ de xícara de tâmaras processadas

1 pitada de sal

Açúcar demerara e canela para polvilhar

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média. Coloque algumas tâmaras de molho em água por três horas. Leve para o liquidificador e bata bem. Bote o leite vegetal, a água, a manteiga ghee, o purê de tâmaras e o sal em uma panela. Mexa bem e aguarde ferver. Misture as três farinhas em uma tigela.

Despeje as farinhas na panela e mexa até que comece a desgrudar do fundo. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Coloque a massa em um saco para confeitar com o bico pitanga. Faça os churros em uma assadeira untada e coberta com papel manteiga. Leve para assar por 20 minutos – tempo necessário para ficar bem dourado.

Bata o açúcar demerara e a canela no liquidificador. Tire a receita de churros da forma e espalhe sobre um prato. Polvilhe os dois ingredientes e sirva com alguma das opções de recheio que você confere a seguir.

Recheios para a receita de churros

Doce de leite sem lactose

Ingredientes

500 ml de leite de amêndoas

¾ de xícara de leite de coco

3 colheres de açúcar demerara

1 colher de açúcar de coco

Modo de preparo

Junte o leite de amêndoas, o leite de coco, o açúcar demerara e o açúcar de coco em uma panela. Acenda o fogo em temperatura média e mexa constantemente. Deve ficar bem cremoso e escuro. Desligue assim que estiver desgrudando do fundo. Aguarde esfriar e sirva.

Leite condensado sem lactose

Ingredientes

1 colher de sopa de margarina sem lactose

1 xícara e ½ de açúcar

1 xícara de leite em pó sem lactose

½ xícara de água fervente

Modo de preparo

Bote a margarina, o açúcar e o leite em pó no liquidificador. Bata bem e adicione a água fervente aos poucos. Bata até ficar cremoso. Despeje em um potinho e leve para a geladeira. Aguarde uma hora e sirva.

E aí, o que achou da receita de churros? Não fique com água na boca, prepare e depois nos conte o que achou.