Bem-Estar > Psicologia > Slider Home

Como perder a timidez com dicas simples para o dia a dia

Por Redação Fortíssima 20/06/2016

Ser mais quieto, não gostar de falar em público e nem de ser o centro das atenções são características bastante comuns para algumas pessoas. O problema começa quando elas se tornam acentuadas e atrapalham o dia a dia e até mesmo o desempenho profissional. Nessas horas, vale apostar em dicas de como perder a timidez.

Entenda o que causa a timidez

Quem é muito tímido sofre com sensações como angústia, ansiedade, vergonha e até mesmo medo toda vez que precisa falar em público ou ser o centro das atenções. Ficar com a boca seca e sentir aquele frio na barriga são sensações normais, porém potencializadas pela timidez.

É o que muitas vezes acontece quando alguém trava ou dá o famoso branco. Pronto, não há mais jeito de conseguir continuar a fala. A timidez pode estar ligada a algumas situações específicas, mas em alguns casos se torna generalizada e os incômodos aparecem o tempo todo.

É o que se chama de timidez incapacitante e que pode até mesmo denotar transtornos de ansiedade, como a fobia social e ataques de pânico. Por isso, quando essa condição se torna frequente e começa a atrapalhar a convivência social, é preciso aprender formas de como perder a timidez.

Isso significa compreender as suas causas e trabalhar para superá-las, evitando ainda que se torne um problema mais sério. Caso já esteja avançado, não deixe de buscar ajuda profissional especializada.

Como perder a timidez

Desenvolver a autoconfiança é fundamental para se livrar da timidez. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de como perder a timidez

Falta de autoestima e autoconfiança, além de pensamento negativo e autocrítica, são os principais componentes que causam a vergonha e o medo de falar e ser humilhado ou ignorado. Para saber como perder a timidez, portanto, é preciso começar trabalhando esses fatores.

Depois de identificar e compreender os acontecimentos e estímulos que provocam a timidez diariamente, a dica é reconhecer e perceber que as outras pessoas não estão necessariamente julgando e olhando para você. Desenvolva o autoconhecimento e se preocupe menos em como os outros e suas percepções. 

Foque em você, mas não apenas nos defeitos e erros. Reconheça também as suas qualidades e acertos, utilizando seus pontos fortes para estimular a autoconfiança e, consequentemente, aumentar a autoestima. Todas as pessoas são diferentes e se expressam de forma individual. Encontre a sua e valorize-a.

Outra dica de como perder a timidez é para focar nos momentos específicos que estimulam a ansiedade e o medo. Antes de uma situação que causa essas sensações, por exemplo, é indicado trabalhar técnicas para acalmar e relaxar, como respirar fundo por alguns minutos. Ser positivo nesses momentos também ajuda bastante.   

E aí, aprendeu como perder a timidez? Lembre-se que esse é um processo e que cada passo é importante.