Alimentação infantil > Nutrição

Dieta sem gordura: como melhorar a alimentação infantil

Por Redação Fortíssima 23/06/2016

Crianças aprendem a se alimentar pelo exemplo do ambiente em que vivem. Se o seu prato não está colorido e composto por itens saudáveis, não espere que seus filhos peçam por frutas, legumes ou verduras. Quem sabe esteja na hora de mudar seus hábitos e adotar uma dieta sem gordura.

Afinal, estudos indicam que a inteligência é também resultado de uma alimentação sadia. Até os três anos de idade ocorre a multiplicação das células do cérebro. É justamente neste período que os pequenos precisam estar muito bem nutridos.

Quando você for ao supermercado, fique atento para não cair em pegadinhas e tentações e acabar com o carrinho cheio de guloseimas prejudiciais à saúde. Não que elas precisam ficar completamente de fora, mas tudo depende de um equilíbrio.

Olhar os rótulos com atenção pode ajudar a fazer a escolha certa. Procure produtos livres de gordura trans e dê preferência aqueles com gorduras consideradas mais sadias, como as monoinsaturadas e polinsaturadas.

Dieta sem gordura

Aposte em alimentos naturais para a alimentação dos seus filhos. Foto: iStock, Getty Images

Orgânicos ajudam a manter dieta sem gordura

Organize a sua rotina para que você consiga frequentar feiras de produtos naturais e orgânicos. O arroz e a soja brasileiros, para citar apenas dois itens, são praticamente todos oriundos de plantações com transgênicos.

Nestas feiras você encontra alimentos livres de qualquer modificação ou uso de produtos tóxicosAdquira ovos orgânicos, queijo branco e peixe natural como proteínas com baixa gordura. Morango, melão e banana também  podem integrar a dieta.

Opte pelo pão integral, lembrando-se de ler a quantidade de gorduras ruins e boas. Leite e iogurte desnatados também são ótimos companheiros para este tipo de alimentação saudável. Elimine da sua vida a manteiga, a margarina, o refrigerante e os embutidos, como as salsichas.

Batatas podem ser assadas para evitar a gordura da fritura. O mesmo vale para polentas e pasteis. Ovos podem ser fritos na água fervente e o azeite de oliva deve ser adicionado ao cardápio dos pimpolhos.

Essas medidas também contribuem para que crianças e adultos mantenham o colesterol em níveis salutares e uma dieta sem gordura. É mais qualidade de vida para você e a sua família aproveitarem os bons momentos.

Balas, sorvetes e chocolates

É praticamente impossível para um pai ou uma mãe impedir um filho de comer guloseimas. Por isso, estipule um dia em que as crianças poderão ingerir doces e defina você mesmo a quantidade. Chocolate com mais de 70% de cacau costuma ser uma boa alternativa. Embora contenha gordura, os níveis são mais baixos.

Para uma dieta sem gordura troque achocolatado por cacau ou chocolate em pó orgânico. Restrinja ainda a ingestão de sorvetes e substitua por picolés de fruta – que vocês podem, inclusive, produzir em casa usando sucos naturais.

E aí, anotou as dicas para criar uma dieta sem gordura? Compartilhe nas redes sociais!