Beleza > Estética

Já conhece o transplante de sobrancelhas? Saiba como funciona

Por Redação Fortíssima 26/06/2016

A busca por procedimentos para valorizar a expressão do rosto por meio da sobrancelha só cresce. Segundo um levantamento do site Cirurgia.net, só o número de solicitações para a micropigmentação aumentou mais de 300% nos últimos três anos. Agora, mais uma novidade chega ao mercado: o transplante de sobrancelhas.

O procedimento consiste em nada mais do que transplantar pelos para a região das sobrancelhas, com o intuito de reconstruir ou corrigir eventuais falhas nos arcos. É ideal para quem busca um resultado bem natural, já que a técnica resgata as características originais dos fios, como a cor, a textura e a direção de crescimento.

Transplante de sobrancelha

Transplante garante resultado natural. Foto: iStock, Getty Images

Como é feito o transplante de sobrancelhas

A cirurgia de transplante é feita com anestesia local e dura, em média, duas horas. Inicialmente, o especialista irá retirar uma pequena faixa de pelos do couro cabeludo. Em seguida, com o auxílio de microscópios estereoscópicos, ele irá separar essas unidades foliculares uma a uma.

Depois de selecionados, os fios são implantados individualmente na área das sobrancelhas, com auxílio de lâminas especiais com seis milímetros de largura. Eles são posicionados no sentido e na direção de crescimento dos pelos naturais, para um resultado autêntico. No processo, os folículos transplantados têm cerca de um centímetro de comprimento.

A maioria desses fios recolocados caem em cerca de duas a quatro semanas após a cirurgia. Isso é normal: o importante é que as raízes vão permanecer e, após três meses, novos folículos vão crescer de forma definitiva na área. Portanto, o resultado final do processo leva um tempo maior.

Além disso, é importante considerar que, da mesma forma que os cabelos não crescem todos ao mesmo tempo, os fios da sobrancelha também podem se desenvolver em períodos distintos. Ou seja, a aparência definitiva do implante pode levar até um ano após o procedimento para ser observada.  

Para garantir um bom resultado, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico no pós-operatório. Como a manipulação cirúrgica provoca um inchaço ao redor dos olhos, geralmente é recomendada a aplicação de compressas frias na região por dois a três dias.

Deve-se evitar a exposição solar por até dois meses após a cirurgia. O exercício físico só pode ser retomado quinze dias depois do procedimento, após a remoção dos pontos na área doadora.

Para quem o transplante é indicado

Quando pensamos nas sobrancelhas, o aspecto estético é a principal preocupação. Mas vale lembrar que a função dos arcos, na verdade, é de proteção. Os pelos servem como uma barreira  mecânica para impedir que qualquer elemento caia na região dos olhos. É por isso que o transplante vai além da aparência.

Além de ser útil para quem possui falhas de crescimento na região por conta da remoção excessiva dos folículos, o procedimento é indicado em casos de doenças de pele ou da tireoide, tumores e outros traumas que, eventualmente, prejudicam o desenvolvimento dos fios nessa área.  Se for o seu caso, a dica é recorrer à opinião de um cirurgião plástico

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre transplante de sobrancelhas? Então deixe sua opinião sobre este artigo nos comentários abaixo.