Esporte > Fitness

Tudo sobre ballet fitness, o exercício do momento

Por Redação Fortíssima 28/06/2016

O ballet fitness é a modalidade mais pedida em academias de todo o Brasil. Com adeptas como Grazi Massafera, Sheron Menezes e Flavia Alessandra, a técnica criada pela bailarina Betina Dantas é capaz de garantir definição, fortalecimento dos músculos, melhora da coordenação motora e da flexibilidade.

A mistura de movimentos clássicos dessa dança com exercícios físicos específicos para o enrijecimento de músculos é o que está transformando o ballet fitness em uma grande tendência. Que tal conhecer melhor você também?

Conheça o ballet fitness

O ballet fitness foi desenvolvido após Betina se lesionar e notar a diferença no tônus muscular causada pela falta dos estímulos ritmadosAs primeiras aulas ministradas foram destinadas às mães. Após o sucesso, a bailarina investiu em estudo e dedicação para o desenvolvimento de uma técnica apurada, exercícios pesados e específicos para diversas regiões do corpo.

Não é a toa que a novidade que está cada vez mais bombada em academias. Com a análise e a adaptação dos movimentos clássicos do ballet, Betina – que também é formada em Educação Física -, apostou na combinação de agachamentos, pliés e diversos outros estímulos que também são praticados durante a aula de dança.

 

Atualmente, a aula já conta com mais de mil exercícios que mesclam movimentos do ballet clássico e atividades já tradicionais em treinos de musculação. Eles promovem agilidade, aumento da flexibilidade, tonificação dos músculos e melhora da coordenação motora – além de queimar mais de 750 calorias em apenas uma hora.

Ballet fitness

Grazi Massafera é adepta da técnica. Foto: Instagram, Reprodução

Veja 6 características do ballet fitness

A aula de ballet fitness pode ser escolhida por qualquer mulher que deseja melhorar a sua qualidade de vida. A atividade se adapta à rotina de bailarinas e pessoas que nunca tiveram experiências com diversos estilos de dança.

Apesar disso, vale dar uma olhadinha para ver se você aguenta – é preciso ter condicionamento físico em dia. Quer mais alguns motivos para começar a praticar o ballet fitness? Confira seis deles:

  • Investe na isometria: concentração muscular que promove fortalecimento de fibras musculares profundas.
  • É divertida: uma aula de ballet fitness é capaz de relembrar os antigos cursos de dança praticados durante a juventude.
  • Queima muito: uma hora é responsável pelo gasto de 750 calorias.
  • Define o bumbum: os exercícios estimulam as musculaturas dos glúteos e pernas.
  • Fortalece o core: trabalha a região do abdômen e melhora a postura.
  • Alivia o estresse: a atividade é responsável pela liberação de hormônios responsáveis pela melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e mau humor.

Vale lembrar que quem apresenta lesões nas articulações dos joelhos devem escolher outra atividade física. Os exercícios praticados durante a aula de ballet fitness são muito pesados e podem influenciar negativamente o quadro. Converse com o seu médico antes de iniciar.

E aí, o que achou da técnica do ballet fitness? Deixe o seu comentário!